Presente na educação superior do país desde 2005, a rede Laureate Brasil, que hoje atende a mais de 309 mil estudantes, presencialmente e a distância, em 12 instituições de ensino superior espalhadas em oito estados brasileiros, está investindo pesado na educação corporativa voltada para o mercado B2B.

Trata-se, na verdade, de uma nova área que oferece soluções educacionais para as empresas dentro da Laureate Digital, unidade de negócio especializada em ensino a distância (EAD). Lançada em maio, a nova operação trabalha com quatro linhas de atuação.

A primeira delas é o convênio educacional com as empresas, que beneficia os colaboradores com bolsas de estudos nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA on-line da rede. A segunda linha de atuação, e já a mais procurada, é a de pós-graduação customizada. Nela, a Laureate Brasil estuda o contexto da empresa e os temas de interesse, como, por exemplo, atendimento ao cliente, e utiliza o seu portfólio de mais de 2 mil disciplinas para desenvolver um curso totalmente customizado.

Outra linha é o Mapa Digital de Aprendizagem, ferramenta exclusiva sobre comportamento e negócios voltada para os alunos com videoaulas e talk shows sobre soft skills e habilidades do futuro, como mindset digital e resolução de problemas. Todos os alunos da Laureate Brasil, mesmo corporativos, têm acesso a essa plataforma, que também é ofertada para as empresas.

Por último, há também a linha de treinamento corporativo, que transforma um conteúdo do cliente numa peça digital. Por exemplo, se a empresa tem um treinamento sobre a Lei Anticorrupção, a Laureate Brasil digitaliza o conteúdo e o transforma em videoaula ou curso on-line.

“Nós somos uma organização educacional e isso faz diferença para os clientes, porque nosso repertório é bastante amplo. Entregamos conteúdo, experiência e tecnologia para o aluno e nos preocupamos tanto com a experiência desse aluno quanto a do RH que nos contrata”, explica André Kohama, head comercial da área.

Por falar nisso, o RH tem à disposição uma ferramenta de inteligência, chamada de Gestão Educacional, que fornece reportes periódicos sobre o desempenho dos colaboradores/alunos. Conforme a demanda da empresa, esse reporte pode ser feito a cada 15 dias ou mensalmente. São apresentados dados sobre assiduidade, desempenho com as notas obtidas e o feedback em relação à interação com as tecnologias oferecidas pela Laureate Brasil. Com isso, o RH pode se sentir seguro de que fez uma boa contratação.

Em relação à experiência dos alunos, Kohama reitera que a educação on-line não é apenas disponibilização de conteúdo. “O nosso diferencial é como a gente cuida do estudante para ele aprender. Ter a proximidade com o aluno mesmo num ambiente virtual é fundamental para que ele continue estudando e não abandone o curso.”

A plataforma de EAD utilizada disponibiliza um chatbot para apoio nas questões educacionais e gerenciais, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e uma régua de comunicação via e-mail, SMS e mobile que ajuda a dar apoio ao aluno. Tudo para que ele não se sinta abandonado. Se ele preferir, há ainda mais de 450 polos de apoio em todo o país que funcionam como coworkings, sem hora marcada e com todos os recursos disponíveis.

Outro diferencial: todos os cursos de educação corporativa propiciam ao colaborador o diploma ou certificado das instituições de ensino da Laureate Brasil. “Para o aluno, é muito importante ter a chancela de uma grande marca para incluir no currículo dele. As empresas também nos contratam pela reputação que construímos”, analisa Kohama.

Fonte: O Estado de São Paulo, 11 de Agosto de 2019.