Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

101 mil vagas temporárias neste final do ano

emprego_temporario Em tempos de desemprego em alta, o trabalho temporário pode ser uma alternativa para muitos profissionais. Cerca de 101 mil vagas devem ser disponibilizadas no país neste final do ano, número 3% inferior ao de 2015, conforme o levantamento encomendado pela Fenaserhtt e pelo Sindeprestem (Federação Nacional e Sindicado das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, respectivamente) ao Cenam – Centro Nacional de Modernização Empresarial. Segundo a pesquisa, a indústria deve absorver 56,6 mil trabalhadores (56%), serviços 10,1 mil (10%) e o comércio deve ficar com 34,3 mil (34%), sendo 50% somente no Estado de São Paulo. Temporários contratados em situação de primeiro emprego podem chegar a 20,2 mil. Para Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, este período de crise pode representar um bom momento para os temporários. “Novembro deverá concentrar a maior incidência de contratações, principalmente nos segmentos de eletrônicos, vestuário e acessórios. E, mesmo com a oscilação negativa de contratações, os salários podem apresentar uma variação positiva de 9,5% para o comércio e de 7,5% para a indústria”, comenta. Em razão dos altos índices de desemprego, muita gente que não encontra emprego na sua área de formação pode buscar o trabalho temporário, o que deve aumentar a concorrência por uma vaga e pela posterior efetivação. De acordo com a pesquisa, após o término do contrato, 5 mil terão chances de permanecerem na posição. Para que isso aconteça ou para que o profissional seja lembrado pelo gestor e pelos colegas na primeira oportunidade de contratação, a diretora executiva de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP, Edna Bedani, dá algumas recomendações:
  • Trabalhe como se fosse um funcionário efetivo (supere as expectativas);
  • Entenda o que esperam de você e faça o seu melhor sempre, por mais simples que seja a atividade;
  • Envolva-se com as atividades propostas e execute-as com atenção, cuidado, qualidade e agilidade. Supere as expectativas do líder!
  • Organize-se antes de iniciar o trabalho, seja pontual, cumpra horários e prazos;
  • Mantenha um relacionamento saudável e colaborativo com seus colegas de trabalho;
  • Demonstre interesse pelas atividades e pela empresa;
  • Observe o perfil e as competências das pessoas da área que estão há mais tempo, e reflita se você tem algo a aprender e/ou a melhorar;
  • Busque novos conhecimentos e prepare-se para o futuro; e
  • Surpreenda positivamente os clientes, colegas e gestor.
A essa lista de recomendações, o presidente da ABRH-SP, Theunis Marinho, acrescenta outros mandamentos importantes para ter sucesso no mundo corporativo em qualquer situação, “São lições que aprendi ao longo da vida profissional”, diz Theunis. Entre elas:
  • Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca;
  • Não delegue seu destino a terceiros;
  • Discipline-se com pensamentos positivos;
  • Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”;
  • Estude sempre;
  • Errar é inevitável; e
  • Tenha bom humor.
BOXE Perfil das vagas Conforme os dados levantados na pesquisa, a maioria das vagas (78%) deve ser preenchida por homens. Candidatos entre 22 e 35 anos terão mais chances. O segundo grau completo é exigência de 65% das empresas. Já o período dos contratos oscilará entre 61 e 90 dias, de acordo com 57% dos entrevistados. A indústria deve requisitar mais temporários (75%) para a área operacional. Os principais requisitos na hora da contratação serão experiência anterior para 58% dos entrevistados e dinamismo para 25%. No comércio, o principal cargo ocupado por temporários será o de vendedor, de acordo com 71% dos entrevistados, seguido por promotor de vendas, auxiliar, repositor e fiscal de loja. Entre os requisitos mais citados, facilidade em lidar com o público (38%) e experiência anterior (36%).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!