No início dos anos 1980/90, estudos e pesquisas apontavam que a maioria das pessoas é resiliente. Com o passar dos anos, o conceito mudou e uma pessoa só passou a ser considerada resiliente se tivesse a capacidade de pensar de maneira estratégica para vencer um stress, uma adversidade ou até realizar um sonho, mas de forma inteira e íntegra. “Se ela sai esquizofrênica do processo não é um ganho”, explicou George Barbosa na palestra sobre o tema apresentada, na tarde da última quinta, na sede da ABRH-SP.
Diretor científico da Sobrare – Sociedade Brasileira de Resiliência, professor da Fundação Vanzolini, pós-doutorando em Coaching Psychology e Resiliência e facilitador dos Grupos de Estudos da ABRH-SP, Barbosa abordou o Modelo de Crenças Determinantes do comportamento resiliente, que está baseado em oito áreas.
Segundo Barbosa, quatro delas corporais: Conquistar e manter pessoas, que tem como objetivo principal fortalecer a rede de relacionamentos; Análise de contexto, a fim de detectar riscos e sinais que o ambiente emite; Leitura corporal, estar consciente do que acontece com o próprio corpo, principalmente em uma situação de stress; e Empatia, ou estar atento às necessidades e objetivos do outro.
E as outras quatro: Autoconfiança, ou seja, convicções e crenças que fazem a pessoa se sentir capaz de realizar algo; Autocontrole, capacidade de administrar e modular a raiva ou a tristeza; Otimismo para a vida, com o quanto de humor e criatividade a pessoa enfrenta uma situação; e Sentido de vida, razão de viver e esperança racional.
Ele também falou das áreas das organizações a serem contempladas pela resiliência, dos perfis de profissionais e clientes que podem ser beneficiar da metodologia e, no final da palestra, conduziu uma dinâmica de um processo de coaching fundamentado em resiliência.
Retenção de talentos
O Ciclo de Palestras continua na sede da ABRH-SP com a apresentação, no próximo dia 20, das 9 às 12 horas, do tema Reconhecimento e Incentivos com Foco em Retenção de Talentos. Consultor de estratégia em Recursos Humanos, Christiano Moreno, que também é professor de Gestão de Pessoas na Fundação Getulio Vargas, conduzirá a palestra.
O evento é gratuito para associados da ABRH-SP. Não associados pagam R$ 100.
Inscrições: www.abrhsp.org.br, [email protected] ou (11) 5505-0545
SOCIAL
QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?