Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Educação Corporativa e Gamificação

Em 2019, a Regional Metropolitana Oeste/Alphaville ofereceu aos associados o Grupo de Estudos de Educação Corporativa e Gamificação. O grupo teve como objetivo explorar o tema como um recurso para a educação corporativa nas organizações, aumentar o engajamento das pessoas e desenvolver novas competências. Mais de 20 pessoas participaram ativamente dos encontros, contribuindo com conteúdo, reflexões e muito mais.

No primeiro semestre, chegamos a construir o protótipo de um jogo que trabalha a integração entre as diversas gerações que fazem parte das organizações atualmente. A decisão dos participantes de escolher este tema para a cocriação do jogo foi baseada nos desafios que eles enfrentam ao considerar a agilidade e flexibilidade dos jovens colaboradores, assim como respeitar a experiência e profundidade dos mais maduros. Unimos conteúdos diversos, como os elementos e mecanismos dos serious game, os setênios baseado na Antroposofia e a Comunicação Não Violenta.

Trouxemos também convidados como os especialistas Paula Falcão, que apresentou um Canvas gamificado, trabalhando a importância de ter clareza dos objetivos na hora de gamificar qualquer processo organizacional; e Fernando Seacero, que abordou o tema Gamificação e sua Utilização em Jogos Digitais.

O professor Kevin Werbac, da Universidade da Pensilvânia, conta em seu curso sobre gamification que o jogo City Ville, em 2011, chegou a 100 milhões de usuários em apenas 41 dias, que a indústria de jogos fatura 66 bilhões de dólares e 44% dos usuários adultos já jogaram algum jogo virtual via smartphone. Com todas essas informações, podemos observar que a gamificação veio para ficar e incorporar diversão e aprendizado nos processos de desenvolvimento e gestão de pessoas, processos e resultados.

O desafio agora é identificar como utilizar os jogos corporativos para aumentar as competências organizacionais, já que esta é uma ferramenta de sucesso garantido. Como fazer isso de forma adequada, motivadora e produtiva?

Artigo escrito por Ivani Montagner, Ana Penarotti e Karina Papa, respectivamente integrante e facilitadoras do Grupo de Estudos de Educação Corporativa e Gamificação, da Regional Metropolitana Oeste

Fonte: O Estado de São Paulo, 02 de Fevereiro de 2020.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!