Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Eventos discutiram questões que envolvem a longevidade e a contratação de coaches

Os desafios da longevidade e a apresentação do case Recalculando a Rota, programa de longevidade e transição de carreira/vida da consultoria Angatu feito em parceria com a empresa Petrocoque, foram tema do evento que a ABRH-SP realizou, na sua sede, no último 29 de agosto. Participaram como palestrantes Denise Mazzaferro, especialista em gerontologia; Everson Cabral Jordão, coordenador de RH da Petrocoque; e Renato Bernhoeft, fundador e presidente do Conselho da höft consultoria – transição de gerações.

Estudiosa do tema, Denise apresentou uma série de dados que corroboraram a importância de levar a questão da longevidade para dentro das empresas. Entre eles, o que indica que o Brasil até 2025 será o sexto país com o maior número de idosos do mundo. Apesar disso, a agenda corporativa ainda é voltada essencialmente para os jovens. Denise, porém, enxerga oportunidades para introduzir o tema, como incluir a questão etária nas políticas de diversidade e estabelecer políticas que realmente contemplem a intergeracionalidade.

Pioneiro em programas de pós-carreira no Brasil, Renato disse que o tema precisa ser colocado desde o início das atividades do profissional na empresa, inclusive na integração dos novos funcionários. E fez um alerta: “A longevidade é um dos maiores desafios do século 21. Apesar disso, o mundo acadêmico continua preparando as pessoas para o emprego, não para o empreendedorismo”.

Case de sucesso em pós-carreira, o Recalculando a Rota foi apresentado por Everson. “Nós contratamos uma consultoria para que ela desenvolvesse uma metodologia de trabalho que preparasse os elegíveis à aposentadoria, assim como seus familiares próximos, para o momento de saída da companhia.” Com o apoio da alta direção, que entendeu a sua importância e não considerou o programa somente como um gasto, o Recalculando a Rota foi feito durante o expediente de trabalho e contou com a adesão de 21 elegíveis – apenas dois não quiseram participar.

Como contratar um coach

Também realizada na sede, na manhã da última terça, 3 de setembro, a palestra Como Contratar o Melhor Coach para sua Empresa teve como palestrantes as integrantes do Comitê de Desenvolvimento de Mercado da ICF (International Coach Federation) São Paulo, Christine Napoli e Genilda Saji.

Elas falaram do papel da ICF nesses tempos de banalização da atividade de coach. Sem fins lucrativos, a entidade credencia profissionais de coaching e escolas de coaching – são mais de 30 mil associados em 135 países e mais de 500 no Brasil – e é pautada por um rigoroso Código de Ética, que tem como objetivo preservar a integridade da profissão.

Segundo as palestrantes, onze competências definem um coach ICF. Entre elas, cumprir as diretrizes éticas e os padrões profissionais; estabelecer o acordo de coaching, que garante a confidencialidade entre coach e coachee; fazer questionamentos instigantes; criar conscientização; apoiar e encorajar o desenvolvimento de ações; e realizar a gestão do processo.

Christine e Genilda também deram dicas de como fazer a contratação de um coach: checar as referências – o site da ICF tem informações sobre todos os coaches credenciados –; realizar um bom due-diligence; conversar com ao menos três profissionais; e fazer um bom contrato. No caso da contratação por uma empresa, é importante lembrar que o coachee é o dono do processo, não quem está pagando, e que os resultados devem ser monitorados, não o coachee.

Fonte: O Estado de São Paulo, 06 de setembro de 2019

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!