Gamification para obter maior engajamento das equipes
Nesta edição, o jornal Gestão de Pessoas publica dois artigos produzidos pelos Grupos de Estudos da ABRH-SP, organizados no ano passado em São Paulo, sobre o tema Gamification. Confira:
Com a amplificação das ações de gamification (gamificação) pelos RHs das empresas torna-se urgente a necessidade de que os profissionais de Recursos Humanos entendam como aplicá-la com maior efetividade.
Pá Falcão, especialista em gamificação que contribuiu muito com o Grupo de Estudos de Educação Corporativa em 2019, da ABRH-SP, explica que qualquer experiência, desde a infância até a vida adulta, pode conter gamificação. Por exemplo, o simples aviãozinho de uma mãe motivando a criança a se alimentar. Ela ensina que a gamificação ocorre quando em uma atividade existem componentes de um jogo.
Para avaliar a efetividade da gamificação podemos utilizar a “octalysis” (octalise) criada pelo chinês Yu-Kai Chou, que é um instrumento de aferição que compreende oito dimensões: meaning (significado), empowerment (empoderamento), social influence (influência social), unpredicability (imprevisibilidade), avoidance (evitação), scarcity (escassez), ownership (posse) e accomplishment (realização).
O jogo tem como essência a diversão, a competição (exceto em jogos cooperativos) e pode ainda ser um passatempo. Já a gamificação tem algum objetivo, algo a ser alcançado, um resultado a ser obtido.
Importante também destacar que a gamificação independe da tecnologia. Apesar de muitas ações ultimamente serem realizadas com o apoio de realidade virtual ou realidade aumentada, a gamificação, como no exemplo do aviãozinho, ocorre ao utilizarmos algum elemento de jogo para que objetivos sejam alcançados com maior engajamento.
A gamificação é muito utilizada pelas áreas de Marketing em suas relações com o consumidor e podemos aprender muito com toda inovação e tecnologia aplicada para tal fim.
Na área de Recursos Humanos, a gamificação é mais utilizada do que imaginamos, como, por exemplo, em avaliação por competência, ações de motivação, treinamentos técnicos, formação de líderes, etc. Todo esse conhecimento é imprescindível para a efetividade e engajamento dos colaboradores nas ações de aprendizagem.
Fonte: O Estado de São Paulo, 29 de Dezembro de 2019.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.