Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Grande perda para a área de RH

No dia 8 de janeiro faleceu de causas naturais, aos 92 anos, Johannes Antonius Maria Wiegerinck, o Dr. Jan como era mais conhecido. Pioneiro entre os fornecedores da área de RH, deixou cinco filhos e netos e um grande sentimento de perda entre os profissionais da área.

“Conheci bem o Dr. Jan e posso destacar suas qualidades de empreendedor, de pioneirismo, de crença e atuação na vida associativa. Educado, elegante com sua conhecida gravatinha borboleta, sempre colaborou com os profissionais de RH e abriu oportunidades para profissionais disponíveis”, lembra José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli e conselheiro vitalício da ABRH-SP.

Nascido na Holanda, Dr. Jan formou-se em Direito e em 1955 veio para o Brasil. Em 1963, fundou a Gelre, que se tornaria uma das mais representativas empresas de recrutamento de trabalhadores do país. Também foi um dos 12 nomes que assinaram a ata de fundação da Asserttem – Associação Brasileira do Trabalho Temporário, em São Paulo, em 1970.

Em nota divulgada à imprensa no dia do falecimento, a Asserttem valorizou o legado deixado por ele: “Mais que um líder na implantação, normatização e regulamentação do trabalho temporário no Brasil, Jan Wiegerinck foi e continuará sendo uma inspiração para o setor onde atuou incansavelmente até esta manhã, quando partiu deixando um legado significativo que reafirma seu nome como o ´pai do trabalho temporário´ na história brasileira”.

Dr. Jan também foi um apoiador das atividades e causas da ABRH-SP ao longo da história da entidade, tornando a Gelre uma das patrocinadoras do projeto Amigos para Sempre, que viabilizou a compra da sede atual da Associação em 2005.

Repercussão

Vários profissionais de RH lamentaram a perda do Dr. Jan. Donizetti Moretti, conselheiro vitalício da ABRH-SP e executivo de gestão interina, lembra a convivência com ele: “Além de tudo de grandioso já mencionado, interagi pessoalmente com ele em um momento de crise que passava a Gelre e percebi suas atitudes em dificuldade. Em resumo, um homem de valor!”

Conselheira de Administração, mentora e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-SP, Lilian Guimarães também tem boas recordações do Dr. Jan. “Fui colega do filho dele na graduação da FGV e, junto com outros colegas, estagiei na Gelre no início dos anos 1980. O objetivo era modernizar a empresa, trazendo vários jovens para atuar ali dentro. Foi então que tive a oportunidade de conviver com o Dr. Jan. Realmente um homem muito à frente do seu tempo, além de um doce de pessoa.”

Fonte: O Estado de São Paulo, 19 de Janeiro de 2020.

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!