Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MERCADO DE TRABALHO: Expectativas de um ano melhor para a contratação de executivos

Muito embora as expectativas iniciais fossem positivas, o ano passado ficou aquém do esperado em relação ao desempenho da economia. Apesar disso, a trajetória de crescimento do emprego continuou em alta. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, até novembro de 2012 foram abertos 1.771.576 postos de trabalho, expansão de 4,67%. Entre janeiro de 2011 e novembro de 2012, tomando como referência os dados da Rais (que abrange os celetistas e servidores públicos federais, estaduais e municipais) e do Caged, foram criados 4.013.852 empregos formais.

O mesmo ritmo, porém, não se repetiu na contratação de executivos. “Os números da oferta de empregos para executivos de gerência e direção em 2012 foram muito ruins, particularmente no segundo semestre, quando os piores efeitos da crise internacional nos alcançaram e as correções de rumo decididas pelo governo, embora no caminho certo, não puderam oferecer resultados imediatos”, avalia Laerte Cordeiro, presidente da consultoria em RH que leva seu nome e que realiza mensalmente a Pesquisa Impex de levantamento de contratações de executivos em São Paulo.

Da mesma forma que há indicações de que este será um ano melhor para a economia brasileira, existe a expectativa de que 2013 possa ser bem melhor para os executivos brasileiros. Essa é a opinião da diretora da Fesa, empresa de recrutamento de altos executivos, Débora Cecílio. “Muitas reestruturações e substituições estão sendo feitas pelas empresas para que se tornem cada vez mais eficientes e competitivas.”

Para Débora, o destaque em 2013 deve ficar por conta de setores de infraestrutura, como engenharia, energia elétrica, telecomunicações, saneamento, logística, petróleo e gás natural. “A fim de acompanhar o crescimento otimista estimado pelo governo este ano, esperam-se investimentos consideráveis na área. De acordo com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), este setor terá um crescimento real de até 10% comparado com 2012.”

Cordeiro também acredita em um ano positivo para os executivos brasileiros: “Juros baixos, redução de impostos, um PIB razoável e muita disposição das autoridades para promover investimentos na indústria, principalmente para melhorar nossa produtividade e competitividade, parecem conduzir para uma melhoria significativa do emprego neste novo ano.”

Segundo ele, a Pesquisa Impex aponta que as empresas mais recrutadoras estarão nos segmentos de produtos de consumo, de confecções, de autopeças, de engenharia, de saúde, de telecomunicações e química. Tudo também indica que haverá mais oportunidades para os profissionais da área geral de Vendas e Marketing, áreas de Produção Industrial, de Finanças e Controladoria e de Serviços (TI, Recursos Humanos e Jurídica). “O desenvolvimento empresarial aumentará, também, a busca de gerentes gerais ou equivalentes, que serão os comandantes do esforço de recuperação e crescimento”, prevê Cordeiro. 

Média gerência

Gerente da divisão Especialistas, setor responsável por recrutamento e seleção de jovens profissionais a média gerência da consultoria de Recursos Humanos DMRH, Juliana Nascimento destaca que, em 2012, as áreas de maior demanda de contratação – bem distribuídas entre varejo, serviços e bens de consumo – foram Recursos Humanos, Comercial, Marketing e Finanças. “A tendência deve se manter em 2013”, prevê.

Juliana alerta para o perfil que as empresas estão buscando: “Está muito claro que os profissionais precisam ser cada vez mais qualificados, com conhecimento de idiomas. Além disso, vem sendo bastante procurado quem é capaz de bom relacionamento interpessoal para transitar entre as áreas de negócio, assim como ter olhar estratégico e perfil hands on [expressão que significa ter disposição para qualquer necessidade da empresa]”.

Página do Estado 20 de Janeiro de 2013

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!