Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

MERCADO DE TRABALHO: Vagas temporárias chegaram a 297 mil em 2013

No ano passado foram abertas 297 mil vagas temporárias em todo o país para atender à movimentação comercial ocasionada pela chegada de datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e férias de verão. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).

As oportunidades estiveram concentradas no comércio e na indústria. O segmento de lazer e entretenimento também contratou temporários para o período de férias de verão.

Ainda de acordo com o levantamento, do total, 29,4 mil trabalhadores temporários foram efetivados pela empresa contratante. “É um período que agrega experiência profissional ao currículo e ainda funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho, pois o desempenho é acompanhado de perto pelo empregador. Quem se destaca é efetivado”, avalia a diretora de comunicação do Sindeprestem Maria Olinda Maran Longuini.

Presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Vander Morales lembra que o trabalho temporário é regulamentado por lei específica (nº. 6.019/74), que assegura o cumprimento dos direitos trabalhistas. “O temporário tem os mesmos direitos do efetivo, como salário equivalente, jornada de 8 horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são o aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.”

O contrato é firmado entre o trabalhador e uma empresa do setor de trabalho temporário autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por lei, pode ter duração máxima de três meses, com direito à prorrogação por igual período.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

{module compartilhar}

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!