Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O líder humanizado no mundo ágil

O sucesso no mundo ágil tem como um dos pilares a inovação da cultura organizacional, em que o líder autoritário dá lugar ao líder humanizado. Uma das principais competências deste líder é a empatia. Ele terá êxito ao investir em seu autoconhecimento, identificando as suas emoções, e as emoções do outro, sendo capaz, assim, de ser assertivo, gerando engajamento dos colaboradores, produtividade e decisões mais rápidas que conciliam os interesses das partes.

Estamos na 4ª Revolução, que vem transformando como trabalhamos, e os profissionais de Recursos Humanos têm um papel fundamental na criação de um novo modelo mental.

Mais um desafio nesse cenário é considerar que as diferentes gerações são complementares e têm tudo para consolidar os resultados do negócio, por meio da colaboração, autogestão e o entendimento dessa diversidade, com base em um propósito compartilhado.

Nesse ambiente complexo, a vulnerabilidade do líder se evidencia, e pode denotar fraqueza, porém, trata-se de coragem quando assume riscos para compor um ambiente saudável e de confiança, alinhado às expectativas dos stakeholders, em parceria com uma equipe de alta performance.

E, nesse mundo ágil, estão sendo utilizadas diversas ferramentas e metodologias, como Scrum, Design Thinking, Coaching, Kanban, Canvas, Lean, Trello, Gamefication, que contribuem para agilizar o operacional, e o líder ter foco nas pessoas para desenvolver, direcionar e reconhecer, com base nelas.

Isso tudo gera ganhos de produtividade, com reestruturação de processos e aumento de vantagem competitiva, tendo como foco proporcionar uma experiência excepcional aos clientes internos e externos.

O protagonismo é das PESSOAS, definitivamente. Elas são a diferença e continuarão a fazer acontecer.

Por Iraceles Pires, Susanne Andrade, Carol Freitas, Maria Edna S. Lima, Priscilla Tabelini, Nayara Monteiro e Vera Costa, integrantes do Grupo de Estudos Liderança Humanizada no Mundo Ágil, de São Paulo

Fonte: O Estado de São Paulo, 13 de Janeiro de 2018.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!