O Líder transformador
7 passos para se tornar um líder transformador
Autor do livro O Líder Transformador – Como transformar pessoas em líderes e sócio fundador da Alliance Coaching, Silvio Celestino apresentou sua palestra sobre o tema liderança transformadora na última quarta, na sede da ABRH-SP. Ele explicou o conceito de líder transformador: “O conceito surge da percepção de que a liderança se desenvolve em uma empresa que atua em um mercado que está inserido dentro de um ou vários países. E que todos esses elementos estão em constante transformação. Portanto, para que o líder atue, ele deve ter um profundo conhecimento desses fatores que interferirão nas pessoas e operações sob sua responsabilidade. Somente após esse entendimento, ele deve ser capaz de transformar-se no líder adequado para esse contexto e ajudar outras pessoas a se tornarem líderes também”. Ao longo da palestra, Celestino abordou ainda os sete passos para que um indivíduo seja transformado em líder:- Aprenda a fazer perguntas reais de liderança – uma pergunta real é aquela que uma vez respondida resolve um problema que o líder está envolvido.
- Tenha um líder modelo – o indivíduo terá um grande salto em sua capacidade de liderança se tiver um modelo a seguir.
- Entenda o cenário – muitos dos problemas são enfrentados pelos líderes porque eles não compreendem com profundidade o cenário no qual a liderança é exercida.
- Conheça a essência da liderança – quanto mais o líder souber qual o seu papel na essência, maior a sua capacidade de saber o que fazer.
- Exercite as competências básicas de liderança – comunicação, delegação, follow-up, feedback, motivação de pessoas e gestão de agenda.
- Use o estilo de liderança apropriado a cada situação, aquele mais adequado a cada contexto que a empresa vivencia.
- Transforme a empresa em uma comunidade – para atingir resultados duradouros, o líder deve ser capaz de compreender e incorporar os propósitos, os valores e as crenças dos clientes em suas ações. Principalmente dos clientes mais lucrativos. É deste modo que ele cria ao redor da empresa uma comunidade leal e capaz de gerar lucratividade e crescimento duradouros.