Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preparadão Universia reunirá milhares de estudantes na reta final para o Enem

A Universia e o Santander Brasil pretendem levar ao Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista, no próximo dia 30, mais de 8 mil estudantes. A ideia é repetir a façanha de 2018, quando foi realizada a primeira edição do Preparadão Universia, mega aula que prepara os alunos para o Enem. As inscrições podem ser feitas no site preparadao.universia.com.br.

Nesta entrevista, o diretor da Universia, Anderson Pereira, fala sobre as novidades do festival educacional em 2019, como as presenças de professores que, juntos, somam mais de 20 milhões de inscritos em seus canais, e a criação de uma plataforma on-line com diversos conteúdos. O modelo foi definido a partir da pesquisa Raio X Universia, que revelou que a maioria dos pré-universitários estuda para as provas virtualmente.

GESTÃO DE PESSOAS – O que o Preparadão Universia 2019 está trazendo de diferente?

ANDERSON PEREIRA O Preparadão Universia se tornou mais do que um festival. Temos uma plataforma on-line para o pré-universitário em sua preparação para o Enem e escolha do curso superior. Além disso, o grande evento de revisão no Ginásio do Ibirapuera mistura aulas-espetáculo e exemplos de profissionais que atingiram sucesso em suas carreiras. Para dar uma pitada de festival, trazemos shows de música e surpresas que ajudam os alunos a se descontraírem nesta fase final. Na plataforma on-line disponibilizamos um game interativo sobre conhecimentos da prova, que oferece aos estudantes mais bem ranqueados a possibilidade de ganhar bolsas de estudos nacionais e internacionais do Santander.

GP – Como vocês identificam as necessidades dos estudantes?

AP Apresentamos ao mercado a pesquisa Raio X Universia, um mapeamento de como pensam pré-universitários e universitários em relação às questões de Educação, Carreira e Trabalho. Promovida em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e o Progep (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas), a pesquisa realizada de forma on-line, em março deste ano, mostra que mais de 20% dos jovens que não querem cursar ou terminar o ensino superior pretendem empreender em negócio próprio. Para esse público, o Santander dispõe de diversos programas de incentivo aos novos negócios e microempreendedores. O Raio X mostrou, ainda, que mais de 50% dos jovens usam a internet como ferramenta de estudo, reforçando a nossa proposta de trazer alguns dos professores com maior número de seguidores nas redes sociais.

Confirmamos, nesta segunda edição do Preparadão Universia, as participações de professores como Paulo Jubilut (Biologia) e Rafael Procópio (Matemática), além de palestras com personalidades que inspiram os jovens, como Matheus Tomoto, brasileiro pesquisador da Universidade de Harvard (EUA), e Anamari Souza, uma das mais jovens e reconhecidas poetizas do país. Anunciamos também a participação especial da cantora IZA, que fará o show de encerramento do festival.

GP – Quais são as preocupações dos jovens que já estão na universidade?

AP – Uma fatia de 26% dos universitários aponta como principal preocupação conseguir um emprego. A Universia e o Santander possuem diversos programas relacionados ao mercado de trabalho e que levam em conta esta nova realidade. O Programa Universitário-Empresas é um bom exemplo. A Universia está recrutando mais de mil jovens do Brasil para trabalhar em pequenas e médias empresas que possuem conta corrente no Santander. O bacana é que 70% da bolsa-auxílio do estágio é paga pelo Banco e apenas 30% pela empresa. No portal Universia Emprego, possuímos milhares de vagas de emprego e estágio em empresas do país. Nossa missão, alinhada com os resultados apresentados na pesquisa, é ajudar o jovem na sua jornada acadêmica, profissional e empreendedora.

GP – O Inep divulgou que a taxa de abandono dos que entraram na faculdade em 2010 acumula 49%. O Preparadão pode ajudar a melhorar esse número?

AP – Sim, um dos objetivos do evento é orientar o jovem na escolha da carreira e  aproximar esse público das principais instituições de ensino superior do país, estimulando o aprendizado com experiências interativas e comprovando que a relação do estudante com o conhecimento pode ser extraordinária. É possível captar a atenção e o interesse de milhares de estudantes, com o uso da tecnologia, metodologia e recursos adequados, tornando o aluno um protagonista do seu próprio aprendizado. Este é um dos caminhos que podem diminuir a evasão no ensino superior. Além disso, procuramos contribuir com os jovens que têm a dificuldade financeira como entrave para ingressar e concluir a universidade, oferecendo nossos programas de bolsas de estudo, tanto no Brasil como no exterior.

Fonte: O Estado de São Paulo, 20 de Outubro de 2019.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!