Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Programas de bem-estar aumentam a satisfação dos funcionários

A MetLife comemora 20 anos de Brasil e tem entre seus principais pilares a preocupação com o bem-estar e qualidade de vida dos seus funcionários. Não é por acaso que tem ocupado posição de destaque nos rankings de Melhores Empresas para Trabalhar no país. No mais recente, o Glassdoor, está classificada em 6º lugar, de 50 companhias. Daniela Dall’Acqua, diretora de RH da MetLife, comenta mais sobre a importância de se investir em um ambiente diverso, saudável e feliz.

GESTÃO DE PESSOAS – Qual a importância dos programas de bem-estar para as companhias?

DANIELA DALL’ACQUA – Nossas pesquisas comprovam que empresas que promovem o bem-estar no trabalho têm mais altos níveis de satisfação, lealdade e produtividade dos funcionários. Locais de trabalho mais saudáveis contribuem diretamente para o aumento de retenção e atração de profissionais. Alguns dados interessantes: 73% das pessoas que participam de programas de bem-estar acreditam que a empresa onde estão é um ótimo lugar para trabalhar, ante 49% daquelas que não participam. E, ainda, 67% das pessoas que estão em ações de bem-estar se dizem satisfeitas com o seu trabalho atual. Estas são evidências que apontam que investir em um ambiente de trabalho sadio faz toda diferença para a satisfação do colaborador.

GP – Como as empresas podem se tornar mais saudáveis?

DD – Não é de hoje que os funcionários querem mais bem-estar no trabalho, independentemente da idade. O estudo da MetLife mostra que cerca de 65% estão preocupados com o tema. No entanto, mesmo entre as grandes empresas, somente 24% delas vão além de fornecer informações, o que sugere uma grande oportunidade para diferenciar o local de trabalho com benefícios ativos de bem-estar. Para mudar isso, as companhias precisam efetivamente se engajar com programas consistentes que ajudem os funcionários a viverem de forma mais sadia.

GP – No geral, quais os benefícios mais valorizados nas empresas?

DD – Os benefícios mais valorizados são os relacionados à saúde, segurança financeira e capacidade de equilibrar vida pessoal com profissional. Portanto, os benefícios tradicionais, como seguros saúde, dental e de vida, e previdência privada, por exemplo. Politicas como horário flexível e home-office também são valorizadas como importantes para manter o equilíbrio de vida.

GP – Além de aumentar satisfação e produtividade, quais são as outras vantagens de promover o bem-estar?

DD – As companhias têm feito um grande esforço para controlar custos crescentes com saúde e criar uma força de trabalho saudável e produtiva. Quase 45% delas relatam as doenças como o principal fator de faltas – um terço a mais do que falta de comprometimento, por exemplo. Os empregadores que atacam a raiz do problema conseguem balancear melhor o custo das suas iniciativas com bem-estar e, ainda, têm pessoas mais comprometidas com seu empregador.

GP – A MetLife foi eleita uma das dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Como vocês tratam internamente do bem-estar?

DD – Ficamos muito felizes com a premiação dos Melhores Lugares para Trabalhar no Brasil, de acordo com o Glassdoor. Ocupamos a 6ª posição entre 50 empresas e esse é um reconhecimento dos nossos próprios funcionários e ex-funcionários. Bem-estar e qualidade de vida fazem parte da essência da MetLife. Nós oferecemos ações inseridas na rotina do próprio escritório, como acupuntura, massagem rápida e meditação, mas vamos muito além disso. Somos uma empresa ética e transparente, que acredita em trabalhar com propósito, focados em respeitar nossos clientes e funcionários. Também somos engajados em construir um ambiente diverso, saudável e produtivo, o que contribui para as pessoas se sentirem realmente valorizadas e respeitadas aqui, com muitas oportunidades de crescimento de carreira, tanto no Brasil como internacionalmente.

Fonte: O Estado de São Paulo, 22 de Dezembro de 2019.

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!