QUALIDADE DE VIDA – Saúde holística
Saúde é o segundo maior custo de uma empresa, perdendo somente para a folha de pagamento. Ao ser afetado, o colaborador impacta diretamente a saúde da organização. Na última quinta, a reumatologista Márcia Veloso Kuahara esteve na sede da ABRH-SP para falar sobre o tema. Diretora da Wellnex, empresa especializada em qualidade de vida e saúde executiva, ela apresentou a palestra Medicina e Wellness Coaching – Saúde plena no trabalho.
“Desde Descartes, a Medicina e todas as áreas do conhecimento foram divididas em partes. Isso sempre me trouxe inquietude; esse mundo ‘em partes’ não me satisfazia. A saúde é holística”, afirmou Márcia, reforçando que seu trabalho parte do princípio de que o indivíduo é um conjunto de aspectos físicos, emocionais e sociais. “É preciso ouvir o paciente e atuar de forma personalizada.”
Ela questiona procedimentos como os check-ups generalizados, “vendidos como pacotes”, que não levam em conta a individualidade e o histórico de cada um. “O resultado são recursos mal empregados, exames excessivos que, muitas vezes, não conseguem mudar a evolução natural de uma doença”, disse a médica.
Hábitos arraigados também estão no cerne de vários problemas de saúde. Estimular o autoconhecimento e utilizar a neurociência como aliada fazem com que o cérebro entenda as mudanças como algo positivo e transformador. “Sob o ponto de vista da empresa, os efeitos mais palpáveis são a diminuição de custos e absenteísmo. Saúde e desenvolvimento organizacional têm de estar ‘linkados’”, concluiu.
Página ABRH-SP – 1 de dezembro
{module compartilhar}