Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUALIDADE DE VIDA – Saúde holística

Saúde é o segundo maior custo de uma empresa, perdendo somente para a folha de pagamento. Ao ser afetado, o colaborador impacta diretamente a saúde da organização. Na última quinta, a reumatologista Márcia Veloso Kuahara esteve na sede da ABRH-SP para falar sobre o tema. Diretora da Wellnex, empresa especializada em qualidade de vida e saúde executiva, ela apresentou a palestra Medicina e Wellness Coaching – Saúde plena no trabalho 

“Desde Descartes, a Medicina  e todas as áreas do conhecimento foram divididas em partes. Isso sempre me trouxe inquietude; esse mundo ‘em partes’ não me satisfazia. A saúde é holística”, afirmou Márcia, reforçando que seu trabalho parte do princípio de que o indivíduo é um conjunto de aspectos físicos, emocionais e sociais. “É preciso ouvir o paciente e atuar de forma personalizada.” 

Ela questiona procedimentos como os check-ups generalizados, “vendidos como pacotes”, que não levam em conta a individualidade e o histórico de cada um.  “O resultado são recursos mal empregados, exames excessivos que, muitas vezes, não conseguem mudar a evolução natural de uma doença”, disse a médica.  

Hábitos arraigados também estão no cerne de vários problemas de saúde. Estimular o autoconhecimento e utilizar a neurociência como aliada fazem com que o cérebro entenda as mudanças como algo positivo e transformador. “Sob o ponto de vista da empresa, os efeitos mais palpáveis são a diminuição de custos e absenteísmo. Saúde e desenvolvimento organizacional têm de estar ‘linkados’”, concluiu.


Página ABRH-SP – 1 de dezembro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!