Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SAÚDE – Outubro é rosa também nas empresas

Há alguns anos, o Outubro Rosa ganhou o mundo. O movimento surgido nos Estados Unidos nos anos 1990 é marcado por ações dedicadas a conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha é difundida por diversas instituições e governos, e as iniciativas vão de palestras a chamadas na mídia, de distribuição de material informativo à iluminação rosa sobre monumentos públicos como o Cristo Redentor e o Palácio de Cristal de Curitiba.

Muitas empresas e entidades, como a própria ABRH-SP, também passaram a aderir ao movimento. Este ano a Ford pretende impactar os cerca de 25 mil colaboradores das quatro fábricas da Ford Brasil e da Troller. “Abordamos o tema por meio de comunicação interna, palestras e parcerias na área de saúde e qualidade de vida”, diz Ernesto Huerta, gerente de Saúde e Relações Trabalhistas da Ford América do Sul. “A campanha inclui peças anatômicas para esclarecimentos sobre autoexame e orientações levadas por enfermeiras do A.C.Camargo Cancer Center, o Hospital do Câncer.”

Reconhecido internacionalmente como centro científico de referência dedicado à oncologia, há seis anos o hospital desenvolve um Programa de Prevenção do Câncer especialmente voltado para empresas, do qual a Ford faz parte desde 2011. Huerta afirma que desde o começo da parceria houve uma gradativa aderência ao programa motivada pela comunicação interna e pela mudança de cultura dos colaboradores. “Trabalhamos para mudar a cultura e engajar ainda mais as pessoas em prol da saúde. As campanhas de promoção de saúde e qualidade de vida são feitas através do nosso ‘Programa Viva Bem’”, diz.

O Hospital do Câncer acredita que as organizações que adotam o Programa de Prevenção assumem papel de protagonistas na luta contra o câncer. “Procuramos levar para o ambiente corporativo as principais orientações sobre como diminuir os fatores de risco que podem provocar o desenvolvimento dos diversos tipos da doença e alertar sobre a importância de realização de exames periódicos visando ao diagnóstico precoce”, afirma Carlos Rogério Simas, gerente comercial do A.C.Camargo.

“O Programa contempla várias modalidades – a maioria gratuita – para atender as empresas, que vão desde dicas de saúde enviadas por SMS, e difundidas pelas intranets, até palestras e workshops com especialistas”, diz Simas, que destaca ainda a forte tradição que o hospital tem no engajamento pela prevenção. “O voluntariado tão estimulado por Dona Carmem [Carmen Prudente, esposa do doutor Antônio Prudente, com quem fundou o A.C. Camargo em 1953] continua sendo uma inspiração ainda nos dias atuais”, afirma. Atualmente o hospital atende mais de 150 organizações, entre elas Sabesp, Oracle, General Electric, Johnson & Johnson e Santander, além de empresas de pequeno e médio porte.

Durante todo o mês de outubro é possível acompanhar artigos e vídeos sobre câncer de mama, além das dicas de saúde, prevenção e diagnóstico precoce nos perfis oficiais do A.C.Camargo nas mídias sociais. A informação é uma das maiores aliadas na luta contra a doença. Se descoberto no início, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de sucesso no tratamento.

Para mais informações sobre o Programa de Prevenção de Câncer do A.C.Camargo: http://www.accamargo.org.br/profissionais-de-rh

Página ABRH-SP – 20 de outubro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!