A cultura e o clima organizacional respondem o que a empresa sente
Você já se perguntou o que uma empresa sente? Como uma empresa lida com os comportamentos, relacionamentos e emoções dos seus colaboradores é o principal desafio da Cultura Corporativa, da Liderança e da Comunicação.
Os elementos acima têm grande relevância para o sucesso das organizações. Também são importantíssimos pela interdependência existente entre eles, o que dificulta tratá-los.
A Cultura se apresenta como pano de fundo, traduzida pelas manifestações e pelos comportamentos dos integrantes de um grupo, com base, muitas vezes de forma inconsciente, nos valores e crenças da organização. A Comunicação, por sua vez, como o meio utilizado para transmitir, seja pelos artefatos, costumes ou tomadas de decisão, o jeito de ser desse grupo. Ainda nessa linha, de maneira inequivocamente protagonista, temos a figura do líder como modelo social e agente de mudanças, por suas ações e discurso que geram a sintonia fina com a cultura e estratégia estabelecidas pela organização.
Importante reforçar a mensagem de Carolyn Taylor, em sua obra Walking the Talk, de que “os líderes são seguidos por aquilo que fazem, pela maneira como agem e não, necessariamente, por aquilo que dizem”.
Portanto, o engajamento das pessoas dentro de uma empresa é um indicador da área de gestão de pessoas e saber usar ferramentas efetivas para essa jornada de transformação da cultura é essencial. Uma das ferramentas utilizadas para esse engajamento dos colaboradores é o endomarketing e Analisa Medeiros Brum, pioneira nos estudos e executiva da Happy House Brasil, diz: “O primeiro objetivo é fazer com que as pessoas tenham atitudes e pensamentos alinhados com os objetivos, estratégias e resultados e o segundo é trabalhar a marca da empresa como empregadora, trabalhar a proposta de valor da empresa para o colaborador”.
E, para a efetividade da comunicação interna, há pontos de atenção que são imprescindíveis: quais elementos da comunicação (visual, auditiva, sensorial) serão experimentados para aproximar colaboradores das estratégias; como planejar e avaliar as ações de endomarketing captando o que é transparente e subjetivo; como a liderança pode ser aberta, ter escuta ativa e gerar confiança; como estar atento às mudanças tão rápidas que influenciam a empresa; como medir o grau de comprometimento; e qual cuidado se estabelece no relacionamento entre colaborador, líder e empresa desde a integração do funcionário até o momento da rescisão.
Por Karina Testai, Maria Edna S. Lima, Matheus Leisnoch, Michele Bonano e Ronaldo Barbosa, integrantes do Grupo de Estudos de Cultura e Clima Organizacional, de São Paulo
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.