Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘A Grande Renúncia’: movimento traz reflexões sobre a importância de planejar uma carreira profissional

Em meados de 2021, no auge da pandemia, um movimento chamado “A Grande Renúncia” tomava forma nos Estados Unidos e almejava transformar as relações entre organizações e colaboradores. Muitos profissionais interpretaram o movimento como uma possibilidade de se demitirem de empresas conservadoras para exercer suas atividades em jornadas mais flexíveis. Ocorre que a “A Grande Renúncia” se tornou “O Grande Arrependimento”. Entre as transformações laborais advindas da pandemia, este é um tema que vem conduzindo vários debates na ABRH-SP.

Passados os períodos mais críticos da pandemia, grandes empresas, especialmente organizações do ramo de tecnologia, respondem hoje por parcelas substanciais de demissões. “Cenários econômicos à parte, nem todo profissional que vivenciou ‘A Grande Renúncia’ estava talhado ou se preparou para mudanças tão profundas”, observa Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Em todo o mundo, as empresas foram compelidas a atuar em processos que viabilizassem o trabalho remoto e os formatos híbridos de produção. Mas na grande massa de colaboradores que aderiram à “Grande Renúncia”, optando por trocar seus cargos por funções que permitissem maior flexibilidade no trabalho, nem todos se adaptaram aos modelos. “E isso afeta, sobretudo, os profissionais que migraram para as grandes empresas de tecnologia”, diz Drouet. “Muitas posições exigem habilidades que nem todos os trabalhadores estão aptos a exercer”, completa.

Como aprendizado, destaca Luiz Drouet, “A Grande Renúncia”, transformada em “O Grande Arrependimento” para milhares de profissionais, revela que as decisões de trabalho devem ser norteadas por equilíbrio e ponderação. “Uma carreira profissional é construída a partir de planejamento. E este plano também deve prever a avaliação das oportunidades e dos momentos mais propícios para uma guinada na trajetória, para quem não haja pequenos, tampouco grandes arrependimentos no futuro”, conclui o presidente da ABRH-SP.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH- SP (03 de abril de 2023).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!