Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância do assessment para as várias áreas do RH e a tomada de decisões pela empresa

O mapeamento de perfil comportamental, ou assessment, tem papel essencial em várias áreas do Recursos Humanos. Aquisição e identificação de talentos, planejamento de sucessão, estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros pontos, são beneficiados neste tipo de análise cada vez mais aplicada pelas organizações.

“O assessment de liderança desempenha um papel relevante na tomada de decisões”, destaca Luciana Camargo, diretora consultiva da ABRH-SP. Em processos de contratação para cargos de liderança, o assessment emerge como uma ferramenta valiosa para avaliar se o candidato demonstra os comportamentos esperados para liderar naquela posição específica.

Luciana enfatiza que o “uso do assessment permite a tomada de decisões baseada na ciência do comportamento, e não na intuição”.

Do ponto de vista individual, a diretora da ABRH-SP ressalta que o assessment contribui para o autoconhecimento, proporcionando uma compreensão mais profunda das fortalezas e áreas de oportunidade a serem desenvolvidas. “Essas áreas podem abranger habilidades interpessoais, visões estratégicas, habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas, dependendo do contexto da aplicação”, afirma.

Para Luciana Camargo, a análise de assessment não só beneficia as pessoas, proporcionando uma compreensão mais abrangente de suas competências, como também traz vantagens significativas para as organizações, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (18 de março de 2024)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!