Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância do planejamento e da preparação do candidato nos processos seletivos

Da elaboração do currículo à entrevista, há etapas de planejamento e preparação que todo trabalhador em busca de uma recolocação deveria pôr em prática. “Em um processo seletivo, há elementos a serem levados em conta e que podem destacar o candidato entre outros que disputam a mesma vaga”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Ter o currículo selecionado e avançar no processo de seleção por um posto de trabalho é algo desejado por milhões de brasileiros à procura de emprego. Nesta busca pela recolocação no mercado, conforme destaca Drouet, é preciso fazer uma “lição de casa”.

Tudo começa pelo currículo que, segundo o presidente da ABRH-SP, tem que ser completo, objetivo e destacar experiências acadêmicas e profissionais de forma objetiva. O conteúdo não deve ter mais que duas páginas. Vale lembrar que a verdade é a base do currículo e também das respostas no momento da entrevista.

Os recrutadores, de acordo com Drouet, estão em busca de trabalhadores bem preparados. Neste sentido, é importante pesquisar bastante sobre a organização e a vaga antes da entrevista. O autoconhecimento também tem alto valor, assim como a boa comunicação. “Se o candidato ao cargo tiver oportunidade, é desejável que faça um ‘ensaio’ da entrevista em casa antes de se colocar diante do recrutador”, recomenda.

Da mesma forma que vem transformando todos os setores das organizações, a tecnologia é algo que o RH lança mão com frequência. Drouet menciona os portais de vagas em que o candidato pode cadastrar seu perfil gratuitamente. “A entrevista também se beneficia dos recursos on-line, sem que haja a necessidade do trabalhador se deslocar até as empresas”, observa.

O soft skill, ou competências comportamentais, é algo que chama a atenção dos recrutadores. “Neste quesito entra, por exemplo, a habilidade para o trabalho em equipe, o que diferencia o candidato”.

Em tempos de redes sociais é preciso ter discernimento e critério. “Em geral, o recrutador pesquisa nesses ambientes informações sobre o candidato”, diz Luiz Drouet. Hoje em dia, postagens e comportamentos têm peso para definir a contratação ou não de um profissional.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH- SP (16 de Janeiro de 2023).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!