ABRH-SP apoia programa online de capacitação em diversidade inclusiva
A diversidade entrou com força total na agenda das empresas do mundo inteiro. Várias iniciativas têm inspirado o mercado, e o apelo popular ganha força nas redes sociais e na busca por companhias mais inclusivas. Além disso, estudos de diversas entidades como o Diversity Matters, da McKinsey, mostram que as organizações que incluem a diversidade na estratégia e nos níveis de gestão podem ampliar a partir de 15% seus resultados.
Consciente disso, a ABRH-SP há anos é pioneira na promoção de pautas de inclusão e diversidade nas organizações e entre os profissionais de Recursos Humanos. A iniciativa mais recente da Associação nesse sentido é o apoio ao programa de capacitação MDI EAD – Mestre em Diversidade Inclusiva, projeto colaborativo desenvolvido pela um.a Diversidade Criativa e a Pearson Educacional.
Com o objetivo de preparar e provocar a atitude dos colaboradores a partir da abundância de ideias, mostrando que o ser humano é plural e que a soma das diferenças alavanca resultados e traz benefícios para as pessoas e as organizações, o programa é exclusivo para o mundo corporativo, e para todos os colaboradores de uma organização.
O MDI EAD foi criado sob a orientação e mentoria de protagonistas e especialistas dos cinco principais grupos de afinidade presentes nos ambientes corporativos: Multigerações, Gênero, Raça, PcDs (Pessoas com Deficiência) e LGBTQIA+. Ao todo, o programa tem carga horária de 15 horas e pode ser aplicado 100% online, ou em formato híbrido, com acompanhamento e alinhamento coletivo do desenvolvimento dos participantes.
“A versão do MDI EAD foi desenvolvida como uma jornada totalmente online e acessível, em uma completa imersão pela diversidade e inclusão no mundo corporativo, engajando as lideranças e os colaboradores a partir dos ganhos comprovados da soma das diferenças nas empresas”, afirma Ronaldo Ferreira Junior, sócio-fundador da um.a Diversidade Criativa.
A possibilidade de formação e transformação do programa foi o que atraiu e tornou realidade o apoio da ABRH-SP. Segundo a Associação, são em projetos assim, prontos, certificados e disponíveis, que as empresas podem e devem se apoiar para capacitar todos os níveis de colaboradores.
Para a Pearson, a chegada da ABRH-SP nesta rede de apoio tem o poder de motivar e incentivar outras empresas a fazerem o mesmo. Este movimento já tem surtido efeito: cerca de 60 grandes companhias se mostraram interessadas em conhecer e degustar os módulos do programa.
Formato
O MDI EAD é composto por uma jornada de quatro etapas, com um módulo de introdução e mais três módulos de conteúdos direcionados. No módulo I (Cultura de Diversidade e Inclusão), o participante entende que a diversidade é um direito humano e a inclusão um dever.
No módulo II (grupos de identidade), o colaborador, a partir das lentes da diversidade, recebe informações e percepções reais, fornecidas por protagonistas dos grupos de identidade. Ele se aproxima, ouve e se conecta aos desafios da inclusão de Mulheres, Negros e Pardos, LGBTQIA+, Multigerações e PcDs no mundo corporativo.
Já no módulo III (atitude MDI), o colaborador assume compromissos e aprende como estruturar uma ação afirmativa em prol da diversidade e da inclusão. Com responsabilidade, ele pode inspirar, influenciar e iniciar processos de transformação a partir de seu ambiente de trabalho.
Para saber mais, acesse http://www.gomdi.com.br/. Associados ABRH-SP têm descontos exclusivos no programa.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (29 de Março de 2021)
SOCIAL
QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?