Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABRH-SP oferece conteúdo qualificado e atualizado nos cursos programados em 2024

Com o compromisso de promover conhecimento por meio da discussão de temas relevantes para o Recursos Humanos e possibilitar formação qualificada aos seus associados, a ABRH-SP organiza uma série de cursos em seu calendário 2024. Um desses conteúdos é “Navegando na era da flexibilidade: O papel estratégico de RH na implementação de modelos de trabalho”, que terá a facilitação de Sylvia Hartmann, idealizadora e CEO da Remota, mestra e pesquisadora da USP em trabalho remoto e LinkedIn Top Voice.

“A contribuição para que o RH alcance maior protagonismo nas decisões estratégicas das organizações passa pelo conhecimento e por informações atualizadas que fazem a diferença positiva no âmbito de gestão de pessoas e no desenvolvimento das empresas. Neste sentido, procuramos intensificar, qualitativamente, nosso cronograma de cursos em 2024”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

“Os cursos para a ABRH-SP significam uma outra forma de potencializar o aprendizado, as condições de formação dos nossos associados e de quem tem interesse no tema gestão de pessoas”, destaca Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais da ABRH-SP. “Queremos criar cada vez mais possibilidades de ações que levem estes profissionais a acessar informação e conteúdo de valor para o RH. Para tanto, é importante estarmos sempre próximos do nosso associado e entender quais são suas demandas, porque vamos procurar atender sempre às necessidades.”

No calendário da ABRH-SP, o curso “Navegando na era da flexibilidade: O papel estratégico de RH na implementação de modelos de trabalho” será realizado em quatro aulas on-line (dias 15, 22 e 29/05 e 05/06, das 19h às 22h) e uma aula presencial (em 19/06, às 11h30) na sede da ABRH-SP, em São Paulo.

Destinado a profissionais de RH em posição de diretoria, gerência e coordenação, o curso tem a proposta de capacitar profissionais de Recursos Humanos para liderar e conduzir o processo de definição, implementação e avaliação de modelos flexíveis de trabalho a partir de casos práticos, conhecimento teórico e discussões.

Sylvia Hartmann, facilitadora no curso promovido pela ABRH-SP, lembra que a pandemia promoveu uma transformação muito impactante no mundo do trabalho. “O que vivemos em cerca de dois anos trouxe a quase incontestável convicção por parte das empresas de que o modelo remoto era positivo e que não seria mais necessário voltar aos escritórios”, diz.

No entanto, as organizações, na visão da pesquisadora, não promoveram as adaptações necessárias à cartilha de trabalho para o remoto e continuaram operando como se estivessem atuando de forma presencial.

“Vivemos há décadas uma cultura do imediatismo muito forte nos escritórios, que unida à falta de processos e ruídos na comunicação, compromete o potencial do trabalho flexível. Além disso, não houve uma adequação nas práticas de RH, no estilo de liderança e na mensuração da produtividade. Consequentemente, as empresas que arriscaram o modelo híbrido sem a preparação devida enfrentam o pior dos mundos”.

Diante de todas as dificuldades, Sylvia pondera que acaba sendo muito mais fácil para as empresas retomarem o trabalho nos escritórios, reassumindo desafios antigos da eficiência e da produção, ao invés de investir nesta nova realidade de trabalho. “Mas aí enfrentamos outro desafio: profissionais não aceitam mais se deslocar para realizar atividades que são perfeitamente cumpridas a distância, e enfrentamos o atual dilema de retorno aos escritórios.”

Por fim, a especialista lembra que a própria evolução da tecnologia durante o período pandêmico modificou os hábitos de trabalho. “Hoje testemunhamos profissionais em escritórios realizando reuniões virtuais com pessoas sentadas a poucos metros de si, o que intensifica ainda mais o questionamento sobre o presencial, e acaba com a capacidade de concentração.”

O modelo ideal de trabalho para cada empresa “é o que for mais adequado ao negócio, no futuro”, ressalta Sylvia Hartmann. “E os times de Recursos Humanos têm a oportunidade assumir a transformação rumo ao futuro do trabalho que já chegou e que é flexível”, conclui.

Informações e inscrições: abrhsp.org.br/curso-navegando-era-flexibilidade

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (15 de abril de 2024).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!