Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apesar da retração, contratação de estagiários deve ter retomada no 2º semestre

O impacto significativo da pandemia sobre as empresas, com a queda nas vendas e receitas, teve como resultado a adoção de medidas como a diminuição de salário e jornada de trabalho, e, em alguns setores mais atingidos, a redução do quadro de funcionários. Muitas contratações também foram canceladas ou ficaram para outro momento, incluindo aí as de estagiários e aprendizes.

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, houve uma retração de 55,2% na contratação de aprendizes e estagiários, entre a primeira e a última semana de março. Na primeira e segunda semanas foram registrados cerca de 8,7 mil contratos assinados. Já a terceira semana apresentou queda de 47,4% em comparação à anterior. E os últimos sete dias do mês encerraram com pouco mais de 3,5 mil contratados. No período, a instituição registrou o aumento de 18% no número de contratos cancelados em comparação ao ano passado. 

Entre as regiões e cidades, as da Grande São Paulo registraram queda de 22,4% nas contratações no período. Elas foram seguidas pela região Centro-Oeste, que teve redução de 7,2%. O Norte ficou praticamente estável, com retração de 0,7%, e no Nordeste as contratações cresceram 3,6%. Como detectou o CIEE, ainda existe a busca por aprendizes e estagiários, entretanto, em escala reduzida, com a concentração de vagas principalmente nos setores considerados essenciais, como varejo, saúde, logística e comunicação.  

Empresas como Suzano Papel e Celulose, Basf, Raizen, P&G, MSD, Bayer, Elanco, Kellogg’s também abriram ou mantiveram seus processos seletivos, conta Milie Haji, gestora de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Cia de Talentos. “Outras adiaram a abertura, mas já percebemos um movimento de retomada, com algumas empresas dando o ok para propostas que vão acontecer no segundo semestre, o que é uma ótima notícia, pois o que mais temos sentido é a angústia daqueles que buscam recolocação no momento.”

Fazendo a diferença

Para fazer a diferença e ajudar os profissionais a atravessarem o período, o Grupo Cia de Talentos, em conjunto com a sua startup Bettha, lançou a iniciativa #juntospodemosmuito. Trata-se de um guarda-chuva de ações que pretendem beneficiar diferentes públicos: estagiários e analistas que estão sendo desligados pelas organizações; pequenas e médias empresas que estão recrutando e podem utilizar gratuitamente a plataforma de autosserviço em recrutamento, 100% digital; e também jovens profissionais que desejam aproveitar o período para se desenvolver nesse momento e se preparar para o pós-pandemia.

Estes últimos já têm à disposição uma trilha de desenvolvimento com conteúdo prático que está sendo disponibilizado por empresas clientes e parceiros da Cia de Talentos, com temas como currículo atrativo, inteligência emocional, gestão remota, entre outros. Para saber mais, acesse  https://materiais.bettha.com/home-juntospodemosmuito.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP - 22 de Junho de 2020

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!