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Boas notícias do mercado de trabalho

A gente já sabe que o mercado de trabalho tem se movimentado mesmo em meio à crise gerada pela Covid-19 e, assim, produzido boas notícias pelo menos para uma parcela de profissionais. Para ajudar as pessoas a encontrar um trabalho, o Glassdoor – plataforma que oferece recursos para mediar o processo de contratação das empresas – lançou um novo centro de busca de vagas específico para este momento de pandemia.

A ferramenta destaca os setores mais aquecidos e as empresas que estão contratando ativamente, além de listar os cargos com maior número de vagas e oportunidades para trabalhar de casa ou remotamente. É só acessar https://www.glassdoor.com.br/covid19.htm e digitar o nome da empresa na área de Busca.

Segundo o Glassdoor, embora muitas tenham diminuído ou pausado seus processos seletivos, várias delas mantiveram sua busca por profissionais neste período — ou até mesmo viram sua demanda aumentar. As empresas que mais estão contratando no Brasil, de acordo com a plataforma, são: Itaú, Wildlife Studios, Amazon, Rede D´Or São Luiz, Mercado Livre, Hospital Israelita Albert Einstein, Zé Delivery, Iugu, AMcom e Bexs Banco.

Filial da multinacional italiana de Recursos Humanos, a Gi Group Brasil divulgou recentemente que está selecionando pessoas para trabalhar como temporárias em setores essenciais e também para cargos fixos nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país.

Ao todo são 1.500 vagas, sendo 1.000 temporárias e 500 permanentes, em setores essenciais. As contratações são para cargos de auxiliar de produção, ajudantes, operadores, técnicos de segurança e analistas administrativos em indústrias de alimentos e produtos de limpeza. Há oportunidades no varejo para cargos de atendentes, operadores de logística e promotores. E, na área de saúde, também há emprego para técnicos e auxiliares de enfermagem.

A maioria das vagas são para São Paulo, capital e interior (cerca de 500), seguida de Fortaleza (com 300), além de Minas Gerais e estados do Sul. No caso dos temporários, o período de contratação pode mudar de acordo com a duração da quarentena, mas o prazo inicial previsto varia de 30 a 90 dias.

Não há prazo para envio dos currículos. O processo de seleção envolve avaliação de currículo e entrevista com especialista de Recursos Humanos da Gi Group por Skype, WhatsApp e outras ferramentas digitais. Os interessados podem cadastrar seus currículos no site Contratando (www.contratando.com.br) ou no site Vagas.com.

Bancos de talentos

Outra boa notícia é a criação de bancos de talentos por entidades setoriais. Com o objetivo de minimizar os impactos da Covid-19 no mercado de trabalho, 29 entidades ligadas ao varejo se uniram para desenvolver a plataforma online Vagas no Varejo voltada para profissionais do setor.

O aplicativo de mesmo nome está disponível em todas as plataformas móveis e requer conexão com rede social ou e-mail. Ao criar a conta, o profissional deve destacar sua área de atuação, experiências anteriores e disponibilidade de horário. Ele também pode incluir o currículo. As entrevistas e avaliações são realizadas online. As empresas interessadas em contratar também terão uma área exclusiva para cadastramento de vagas (acesse www.vagasnovarejo.com.br).

O projeto foi idealizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) e Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) e conta com a participação da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material para Construção), entre outras entidades.

Um dos setores que mais movimenta a economia brasileira – apenas a indústria de eventos é responsável pela geração de cerca de 25 milhões de empregos diretos e indiretos e por um faturamento anual de cerca de R$ 936 bilhões, que corresponde a 12,93% do PIB nacional –, o Live Marketing foi bastante afetado pela pandemia.

De acordo com o último levantamento da Ampro – Associação de Marketing Promocional com agências especializadas do segmento, a necessidade do isolamento social provocou cancelamentos de atividades para mais de 70% do mercado e mais de 50% das empresas precisarão recorrer a demissões para manter a sustentabilidade dos seus negócios.

Diante desse cenário, a Ampro, por meio do seu Comitê de Relações Humanas, lançou o Mural de Talentos. O objetivo é facilitar o acesso dos tanto dos profissionais ligados ao Live Marketing – incluindo todas as suas áreas de atuação, como Promoção, Digital, Trade, Incentivos e Eventos – disponíveis no mercado e quanto das empresas que buscarem recompor suas equipes.

Fazer o cadastramento é simples. Basta entrar no site https://ampro.tlv.ag/, criar um acesso – para profissional ou empresa – e preencher os dados solicitados. As empresas também poderão consultar as informações gratuitamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP - 11 de Maio de 2020

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