Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CHRO Forum se consolida como um dos maiores encontros de liderança de RH do Brasil e lança pesquisa inédita

O CHRO Forum, organizado pela ABRH-SP, consolida-se como um dos maiores encontros de liderança de Recursos Humanos do Brasil. Realizado no dia 16 de fevereiro, na Casa Bisutti, em São Paulo, o evento reuniu 550 participantes e trouxe CEOs e CHROs das mais importantes empresas do País para compartilhar experiências e reflexões em quatro painéis temáticos. O fórum também foi o palco para lançamento de uma pesquisa inédita que revela o perfil do principal líder de RH no Brasil. Entre outros dados relevantes, o levantamento destaca perspectivas para 2023, em que 43% dos respondentes do estudo projetam aumento no número de colaboradores em grandes empresas.

A pesquisa “Perfil do CHRO brasileiro”, realizada em parceria pela ABRH-SP e Saint Paul Escola de Negócios, indica que o profissional de RH, embora atue em corporações de portes variados, está prioritariamente em grandes empresas, boa parte multinacionais sediadas em outros países. Nestas corporações, o faturamento está acima de R$ 10 bilhões, com postos para até 5 mil funcionários.

Entre as empresas de atuação dos CHROs participantes do levantamento, 38,7% são do ramo de negócios. Indústria aparece com 24,1%, seguida de tecnologia (19,3%), comércio e varejo (14,5%) e agronegócio (3,2%).

“O estudo contribui para conhecermos mais sobre a trajetória e as características de pessoas que ocupam posições de elevada responsabilidade que, desde o início da pandemia, têm tido relevância ampliada nas empresas”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP. Na pesquisa inédita, esta percepção é expressa em números. Para 58% dos executivos, a maior parte do tempo de atuação é dedicada a temas estratégicos, sobrepondo-se aos assuntos táticos ou operacionais.

Para André Nardy, head do Saint Paul Empresas e vice-reitor de Educação Corporativa da Saint Paul Escola de Negócios, o RH e as lideranças são corresponsáveis pelas pessoas e, por esta razão, devem ter um papel aprimorado nas corporações. Segundo o levantamento, 53% dos executivos conhecem muito o negócio em que atuam e participam de mais de 80% das decisões estratégicas na organização. “As grandes empresas estão seguindo por esta linha. E este é um bom indicativo para que corporações de médio porte acompanhem este comportamento”, afirma.

A pesquisa revela que o perfil demográfico do CHRO é predominantemente de mulheres (53%), brancos (92%), heterossexuais (97%), com 48 anos de idade em média. “O estudo vem para demonstrar a necessidade urgente de ampliarmos a diversidade das lideranças de RH do ponto de vista étnico-racial e de pessoas LGBTQIA+”, pondera Drouet.

A diversidade e a inclusão, aliás, figuram como prioridades do ano para os executivos participantes da pesquisa. “Em 2023, estas lideranças de RH consideram que gerenciar pessoas requer um profundo alinhamento com as novas demandas sociais, a busca incessante por novas práticas e um perfil aberto ao novo”, observa Nardy. No levantamento, questões como transformação social, bem-estar, ESG e, sobretudo, cultura empresarial, figuram como temas primordiais.

Sobre as perspectivas para 2023, para 43% dos participantes do levantamento, a percepção é de que o ano será de ampliação no número de colaboradores para atuar nas corporações. “Ou seja, grandes empresas, por meio de seus CHROs, estão sinalizando crescimento, o que é extremamente positivo”, avalia André Nardy.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH- SP (20 de Fevereiro de 2023).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!