Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Cinco anos em uma semana

Cláudia Zem
📸 Divulgação

Muito embora já existissem projetos e iniciativas de digitalização e modernização da Universidade Corporativa Leroy Merlin (UCLM), a pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização da oferta de treinamentos, formação e desenvolvimento dos colaboradores. “Quando o país entrou em quarentena, a chave mudou e de forma muito acelerada, tanto que um dos líderes da empresa disse que fizemos cinco anos em uma semana”, conta Cláudia Zem, diretora de Educação Corporativa da Leroy Merlin.

Uma das primeiras ações da equipe da UCLM, atualmente com nove profissionais, foi avaliar todos os programas. Alguns deles foram cancelados, a exemplo do Programa de Transformação da Liderança, que, organizado desde 2016, envolve vários módulos com práticas, vivências, jogos, sessões de coaching e mentoria, entre outras atividades. “Preferimos cancelar este ano para não perder a qualidade”, explica Cláudia.

Outro entendimento dessa avaliação foi a de que os cerca de 10 mil colaboradores da Leroy Merlin estavam naquele momento muito mais preocupados com temas relacionados à saúde e à inteligência emocional do que qualquer outro. Dessa percepção, nasceram duas iniciativas prioritárias: Aprenda Mais e o Festival de Aprendizagem.

Espaço de self learning, o Aprenda Mais reúne conteúdos da própria empresa e de parceiros estratégicos, como Veduca (plataforma de cursos online), Fundação Getulio Vargas e ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. São quase 100 publicações que falam de hard e soft skills – programação, agile, scrum, resiliência, protagonismo, inteligência emocional, consciência econômica e financeira, entre outras –, além de conteúdos especiais com nomes de peso, como Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho. 

Já o Festival da Aprendizagem é composto por lives semanais com duração de 1 hora e temas diversos. O convite vai

Léo Carvalho
📸 Divulgação

para 100% dos colaboradores da empresa e a participação é livre para quem puder e quiser participar. “A iniciativa de lives já havia começado em janeiro de 2019, mas em formato diferente, com equipe de gravação, estrutura de som e apresentador. Era mais como um programa de TV. As lives de agora seguem um modelo despretensioso, são transmitidas pela câmera do laptop ou do celular”, explica Léo Carvalho, head da Academia Digital, que atende ao público final da empresa e presta suporte para todas as outras academias da UCLM.

Em quase dois meses, foram realizadas sete lives sobre temas como finanças, alimentação na quarentena, sustentabilidade, mindfulness, comunicação não violenta, propósito e resiliência. Com uma audiência crescente, o festival já tem a agenda fechada até o final de julho. “Também estamos lançando agora o Aprenda Mais Metier,”, antecipa Léo. Composta por lives com momentos de discussão que serão mais extensos que as lives comuns, a iniciativa debaterá temas como o balizamento de produtos, precificação, marketing e outros voltados para a operação e o negócio.

Resultados

Os resultados são bons, inclusive com o acesso ao conteúdo nos finais de semana, e Cláudia reconhece que a aceleração só foi possível porque a UCLM já tinha iniciativas digitais e projetos em andamento, que foram colocados em prática. “Agora, descobrimos uma mina de ouro. Diminuímos nosso orçamento em 70% para não precisar comprometer a ponta da operação, ainda assim temos conseguido fazer muito por causa do digital.” Para se ter uma ideia, antes, as viagens consumiam 40% do orçamento.

A mudança, para ela, veio para ficar. “Não volta mais. Vamos aprender a fazer as coisas com menos, mas com mais objetividade e simplicidade. Não tem problema se eu estou fazendo uma apresentação e erro, se meu filho entra no meio, o que importa é o conteúdo.” Léo concorda: “A quarentena forçou a transformação digital que as empresas estavam segurando havia muito tempo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP - 25 de Maio de 2020

LEIA TAMBÉM:

  1. NOVAS ROTINAS, E MUITO TRABALHO, PARA OS RHS
  2. REFLEXÕES SOBRE UM MUNDO ORGANIZACIONAL PÓS-PANDEMIA

 

Confira os próximos eventos da ABRH-SP:

  1. Webinar: “Diversidade e Inclusão na Mobilidade Global de Pessoas”

    15 December 2020 - 08:30 às 10:00
  2. Workshop e Assessment: “Talentos, forças e virtudes no trabalho”

    15 December 2020 - 14:00 às 17:00
  3. Live: “O Futuro do RH”

    17 December 2020 - 09:00 às 12:00

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!