Clima Organizacional: O Poder da Percepção Coletiva
O clima organizacional é de suma importância para as organizações hoje em dia, afinal, envolve o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa. Veja o exemplo abaixo para entender melhor este conceito.
Clima organizacional: exemplificação
Marta e Cláudia se incomodam com o fato da empresa ser parceria do restaurante ao lado. Elas preferiam receber vale refeição e ter a liberdade de escolher onde almoçar.Já o Pedro não reclama da ideia. Para ele, pior que isso é a maneira como seu chefe distribui as tarefas.
Essas insatisfações têm sido projetadas em seus rendimentos e logo a empresa vai começar a notar um declínio no trabalho. </p >
Entendendo o conceito
As situações acima referem-se ao conceito de clima organizacional, que nada mais é do que a forma como cada colaborador percebe a cultura e os valores da empresa (através de suas práticas, políticas, estrutura, processos ou sistemas) e como reage a elas.
Essa percepção pode ser boa ou ruim, depende muito da interpretação pessoal de cada um. A questão é que ela influencia diretamente a motivação da equipe. Isso porque atinge o seu grau de satisfação e também a qualidade do trabalho.
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em empresas onde encontramos colaboradores motivados, este mesmo índice alcança 60%.
Ou seja, investir no capital humano atualmente é de extrema importância para o sucesso de empresas!
Consegue identificar a importância do clima organizacional?
Cabe a nós, profissionais do RH, funcionarmos como agentes investigativos. Para isso, podemos contar com um eficiente instrumento ao qual chamamos de Pesquisa de Clima Organizacional.
Voltada à análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades, a pesquisa mapeia ou retrata os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Recomenda-se que seja aplicada periodicamente para atualização da base de informações, principalmente em períodos de mudanças no ritmo da empresa.
Após identificar e compreender os diferentes aspectos de impacto, ou seja, os aspectos positivos e negativos, é possível definir planos de ações para melhoria do clima organizacional, focando o aumento da produtividade da empresa.
E tal ação é importante, pois cada vez mais essa atitude melhora seus índices de competitividade, uma vez que os funcionários trabalham motivados, felizes e orgulhosos por sentirem que suas opiniões são importantes para a organização.
Dentre outras vantagens, contribui para o:
- Alinhamento da cultura organizacional com ações efetivas;
- Auxilia o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores;
- Otimiza a comunicação;
- Melhora o ambiente organizacional;
- Diminui o índice de rotatividade;
- Cria um ambiente de trabalho seguro;
- Gera mais qualidade de vida e bem-estar aos profissionais;
- Identifica necessidades de treinamento.
Como elaborar uma pesquisa de clima eficiente?
Não existe um padrão de pesquisa de clima. Cada empresa deve adaptar o questionário à sua realidade e linguagem, estando coerente com o planejamento estratégico da organização.
O importante é mostrar credibilidade no processo, sigilo e confiança aos seus funcionários, deixando-os à vontade em suas respostas.
Outra dica válida é contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais como:
- Trabalho;
- Integração Setorial e Interpessoal;
- Salário;
- Estilo Gerencial;
- Comunicação Empresarial;
- Desenvolvimento Profissional;
- Imagem da empresa;
- Processo decisório;
- Benefícios;
- Condições físicas do trabalho;
- Trabalho em equipe;
- Orientação para resultados.
Uma forma de encontrar fatores precisos que justifiquem o ambiente da empresa é sondar também a realidade familiar, social e econômica de seus funcionários.
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