Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça os integrantes da diretoria executiva da ABRH-SP (parte 1)

À frente da associação desde o início deste ano, a nova diretoria executiva da ABRH-SP é composta por profissionais que são referência na comunidade de Recursos Humanos e lideranças de empresas associadas de grande relevância no mercado. Nesta e nas próximas edições, você conhecerá um pouco mais de cada um deles e como esperam contribuir para a Associação e a comunidade de RH em geral com a sua atuação ao longo dos três anos de mandato.

“Pretendo colaborar para o fortalecimento da ABRH-SP como um pilar de conexão entre profissionais da área e sua consolidação como um espaço de construção de conhecimentos. E, dessa forma, posicionar o RH como orquestrador de mudanças necessárias para o contexto atual, que envolve grandes transformações relacionadas ao mundo do trabalho”, diz Soraya Bahde, diretora de Gente & Transformação da Alelo, que integra o comitê consultivo de diretores.

 

Diante do desafio de estarmos conectados o tempo todo, seja para ler as notícias, fazer uma videoconferência do trabalho ou até mesmo para conversar com a família, Soraya disse buscar estar 100% presente nos momentos com a família e “esquecer”, o máximo possível, o celular durante os finais de semana. “Isso me ajuda bastante a recarregar as energias.”

Para o diretor Financeiro Adjunto, Daniel Neiva, executivo com experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, finanças e RH, as duas filhas Letícia (4 anos) e  Martina (2 anos) são o maior momento de desconexão e descompressão quando ele chega em casa e precisa passar pelo salão de beleza delas. “Tenho que ficar durante alguns minutos quieto para que elas façam meu cabelo e maquiagem! Praticar esportes também tem me ajudado muito, hoje estou nadando e treinando para correr uma meia maratona.”

 

Sobre a contribuição para a associação, ele lembra que teve a carreira construída fora de Recursos Humanos em áreas muito voltadas ao negócio e à estratégia. Com isso, vivenciou as dores dos clientes, porém principalmente como o RH pode atuar mais próximo ao negócio. “Acho que minha principal contribuição será trazer para nossa comunidade uma visão mais estratégica de atuação. Temos a gestão do principal ativo de todas companhias em nossas mãos: as pessoas. Há algo mais importante do que isso?”

Diretora Jurídica da ABRH-SP, Veridiana Police, que é sócia do escritório Finocchio & Ustra Advogados Associados, considera uma honra integrar uma Associação que há décadas persevera em um propósito inspirador de humanizar a sociedade por meio da difusão do conhecimento e da conexão de pessoas, empresas e comunidade. “Será muito gratificante contribuir para o processo de melhoria contínua dos procedimentos internos da ABRH-SP, fomentar pautas jurídicas que impactem a comunidade de RH e cooperar para o desenvolvimento e a capacitação dos associados para as melhores práticas de prevenção e solução de conflitos trabalhistas”, destaca.

 

Ao longo desses dois anos de pandemia, em que literalmente morou no trabalho, Veridiana disse ter descoberto a grandeza do verbo pausar e a lindeza da canção “Coração Tranquilo”, que virou um mantra para ela. “Manter a mente quieta não foi nada fácil, mas o tricô me ensinou a magia da atenção plena. Entre uma laçada e outra sigo em uma deliciosa conexão comigo. Caminhadas ao ar livre me ajudaram e me ajudam a manter a espinha ereta, e o coração tranquilo é fruto do cultivo diário da gratidão à vida!”

O diretor de Conhecimento Marco Ornellas, CEO da Ornellas Consulting e Academy, escritor e palestrante, reconhece a grande responsabilidade da diretoria liderada por ele, que é o core da entidade. “O associado está na ABRH-SP porque pode trocar conhecimento, aprender e se informar. Essa gestão tem um projeto de tornar a Associação uma entidade que de fato represente toda a comunidade de RH. Vou fazer todo o meu esforço e dar toda a minha contribuição ao longo dessa jornada para isso. Gostaria de terminar esses três anos com a ABRH-SP mais reconhecida e valorizada como representante da comunidade. A diretoria de Conhecimento tem muitas frentes, algumas delas muito bem avaliadas e bem reconhecidas, principalmente pelos associados. Temos de manter isso e avançar geograficamente, chegando a lugares onde não estamos, a segmentos e tamanhos de empresas em que não estamos e, notadamente, em alguns níveis desse pipeline da liderança e profissionais de RH em que ainda não estamos. Esse é um grande desafio.”

 

Se tivesse que dar um conselho para o seu “eu mais jovem”, considerando a experiência de hoje, Ornellas acredita que é difícil dar um conselho quando tudo está mudando o tempo todo. “Meu eu mais jovem viveu em um mundo que não tem nenhuma correspondência com o de hoje, linear, analógico, previsível, ordenado e seguro. Para quem vive em mundo digital, virtual, de alta tecnología, desordenado, ambíguo, caótico, invertido e talvez até super metaverso, meu primeiro conselho seria ter muita resiliência e equilíbrio emocional, porque vivemos altos e baixos o tempo inteiro, muitas transformações, pandemia, guerra… O segundo ponto é de muita plasticidade mental para mudar conceitos e ideias o tempo inteiro. Precisamos estar dispostos a aprender, desaprender e reaprender. Não posso seguir com as certezas que eu tinha porque aquela visão de mundo, de sociedade, de trabalho e relações ficou para trás e não volta mais. Não há mais tempo para me adaptar, planejar e entender as mudanças. Tenho que mergulhar e viver o fluxo.”

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (07 de Março de 2022)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!