Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desafios da Transformação Digital

O conhecimento é um dos tesouros mais importantes, é uma das maiores riquezas que podemos ter, principalmente se podemos ampliá-lo e, acima de tudo, compartilhá-lo, gerando aprendizado e valor agregado para todos que estão à nossa volta. Conhecimento só é conhecimento, quando transformamos a vida das pessoas.

Ao longo dos anos acumulamos conhecimento pelos anos de estudo e experiência, ambos são fundamentais para ampliar a visão de mundo de forma coerente, mas, em uma empresa, é importante lembrar do olhar que devemos ter para o humano equilibrado com os objetivos do negócio.

Fazer melhor e mais rápido, agregar valor e inovar, é o que os profissionais de todas as áreas mais desejam, e, para essa expectativa “muita calma, porque temos pressa”.

“Estamos vivendo em tempos difíceis de relações de trabalho e humanas, crises econômicas e sociais causadas por fatores totalmente alheios à nossa vontade e que têm um impacto global sem precedentes. Este momento leva empresas e pessoas a mudarem a sua forma de atuação, a relação de trabalho e de convívio social também estão mudando. Até então, o grande foco estava em como inovar, crescer e ampliar o mercado de atuação. Claro que este foco ainda persiste, muito mais em tempos de crise, mas a forma em como desenvolver tudo isso está sendo revisitada”. (SOUZA e SANTOS. Processos Ágeis para gestão de pessoas. Editora Haikai/2021)

Novas tendências e a certeza de que a mudança é certa, impulsionam empresas a se precipitarem na implementação de metodologias.

Para fazer a transformação ágil, é necessário pensar de forma ampla, olhando as dores da organização, analisando os pontos de alavancagem e adotando práticas coerentes à realidade.

Adotar metodologias ágeis sem entender de fato o que significam pode ser frustrante, pois o dia a dia exige mais do que conhecimento das ferramentas, requer a aplicação dos valores ágeis alinhados com a cultura da empresa. Não existe uma fórmula mágica, é importante ter clareza de que os resultados não são imediatos, até porque envolvem mudança de mentalidade.

Mais do que FAZER, é necessário SER ágil!

Considerando a velocidade de mudança e o tempo, percebemos que desenvolver a capacidade de aprender a aprender é primordial para a SOBREVIVÊNCIA no mercado. Isso significa conhecer novas metodologias, repensar estruturas, deixar a mente aberta e revisitar processos com oportunidade de experimentar e aperfeiçoar, sobretudo dando coerência, àquilo que é possível implementar.

 

Artigo escrito por Rosemeire de Sousa Santos, participante do Grupo de Estudos "RH Ágil" da ABRH-SP

 

São Paulo, 19 de Dezembro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!