Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empatia muda o mundo!

Artigo por Daniela Nishimoto

 

Se existe algo chave e poderoso para mudar o mundo, é a Empatia!

Tentar entender e sentir o que o outro sente, é transformador! Demanda muita sensibilidade; aceitação do outro e curiosidade para fazer esse movimento e então entender o que leva uma pessoa a tal atitude ou comportamento. Quando fazemos esse exercício, deixamos de fazer julgamentos precoces e como resultado, nossas relações se tornam mais humanas e respeitosas.

Daniela Nishimoto

A empatia é considerada uma competência que faz e fará toda diferença, num mundo cada vez mais tecnológico. Há uma forte tendência para um maior equilíbrio, tolerância e respeito às diferenças. E essa é uma das megatendências: redução das desigualdades do mundo. Se queremos um mundo mais colaborativo e de maior igualdade, precisamos atentar para a maneira como enxergamos o outro e nos conectamos a ele.

Quando falo em mudança nas relações, isso se aplica totalmente ao mundo corporativo. Quando você consegue, por exemplo, se colocar no lugar do cliente e observar do ponto de vista dele, você transforma o mundo dos negócios. Colocar a representatividade que temos ao nosso redor, dentro de nossas organizações, faz com que possamos “vestir o sapato do outro” e a partir daí, criar produtos e soluções adequadas a todos. Por isso a diversidade nas organizações também torna-se fundamental!

Um líder que exercita a empatia, cria relações de confiança e transparência com seus liderados e consegue então, maior engajamento e resultado incríveis, pois todos encontram ambiente favorável para demonstrar todo seu potencial, sem medo!

Lembro de um alerta dado pelo meu líder, Carlos Alberto, no meu início de carreira, para ter cuidado e tato ao lidar com as pessoas, afinal, antes de chegar até mim, não teria ideia de quantos “nãos” a pessoa já teria recebido… e devo dizer que isso fez toda diferença na minha relação com o outro. Abriu meus olhos para o cuidado e melhor entendimento sobre as pessoas. Possivelmente ele nem se lembre dessa conversa que tivemos, mas eu nunca esqueci... Meu desejo é que cada vez mais possamos encontrar mais “Carlos Albertos” no mundo.

 

Daniela Nishimoto, é membro do Grupo de Líderes de RH, Executiva de RH, Psicóloga e Pós graduada em Direitos Humanos, Resp. Social e Cidadania. Apaixonada por gente e voluntária em projeto social.

Fonte: Grupo Líderes de RH da ABRH-SP - 05 de setembro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!