Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Errar, pode?

Dependendo da cultura da organização, correr riscos engloba o compartilhamento incansável analisando cada detalhe antes da tomada de decisão, mas nem sempre a oportunidade espera todo esse desdobramento. Falar em erro em nossa cultura brasileira ainda é algo não muito bem-visto, porém há executivos que estão valorizando cada vez mais estas competências: correr riscos e errar!

O conceito de mindset ágil tem a ver com agir rápido, criar protótipos, interagir o máximo possível para que, a partir da interação, haja modelos muito mais aplicáveis à realidade do que simplesmente algo focado somente no planejamento e, depois dele, numa entrega. A máxima do conceito de mindset ágil é simples e direta: errar o mais rápido possível e acertar o mais rápido possível. Identificar mais rápido os acertos e erros, sendo, por isso, chamado de ágil.

Erre, mas erre rápido!

Isso mesmo, errar! Alguém que erra fica muitas vezes marcado com um “selo” para as próximas avaliações de desempenho, e como é difícil se desvencilhar dele! Em uma pesquisa aplicada a um grupo de executivos (founders, CEOs, sócios), mais de 48% dos entrevistados colocaram que “correr riscos requer coragem, uma competência muito admirada por nós, claro que analisando suas consequências, medindo os possíveis riscos e sendo rápido para redirecionar o plano”.

No livro de Alexandre Costa – proprietário da Cacau Show –, ele conta como conseguiu fazer a mudança física da indústria da capital paulista para Itapevi e a virada de seu negócio que hoje se tornou a maior franquia de alimentação do Brasil. Ele comenta: “Crescer significa abandonar situações confortáveis e conhecidas para buscar novos caminhos”. Isso requer enfrentar os desafios e correr riscos, e principalmente errar o caminho, voltar e começar novamente, por que não?

Uma dica de Fernando Arbache, fundador da HR Tech Arbache Innovations:  “Ao se fechar para o erro, as empresas também se fecham para a inovação. Portanto, errar faz parte do caminho para a inovação. Só fique atento a algo importante. Ao aceitar errar, certifique-se de que ele será um aprendizado e que não se deve errar duas vezes a mesma coisa. Portanto, erre barato, rápido e pequeno”.

Em várias obras publicadas por estudiosos do tema, é possível considerar que a Metanoia não é uma mudança na pessoa, mas uma mudança no olhar da pessoa, na forma do olhar e pensar sua direção, permitindo novas visões de si próprio, ou seja, olhar o real de si. E, evoluindo nesse sentido e levando em consideração tanto a apuração da pesquisa acima mencionada como outros fatores apontados, é possível, sim, afirmar que errar pode, pois é uma condição do ser humano. Contudo, a agilidade é a aliada nesse processo. Não se demore no erro, evolua, reconstrua e faça ajustes, aprenda! Não há por que insistir em condenar o erro, o ser humano é inconcluso por excelência. Outro aliado nesse processo é Lifelong Learning, que estimula o aprendizado contínuo.

Que decisão você quer tomar hoje e quais riscos quer enfrentar em sua vida e carreira? Que erros levaram você a conquistar seu sucesso atual?

“Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem de continuar que conta.” Winston Churchill

Por Angela Miranda, head de RH e coordenadora do Grupo de Líderes de RH, e Luciana Raulino, head de RH e membro do Grupo de Líderes de RH

São Paulo, 27 de Junho de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!