Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Espiritualidade na liderança, é possível?

Quando falamos de espiritualidade na liderança, estamos nos referindo ao autoconhecimento, ao autodescobrimento e à humanização nas relações. Muitos acreditam que a espiritualidade tem relação puramente com a religião. Não necessariamente. Essa abordagem vai muito além. Está ligada ao propósito e ao sentido que o ser humano encontra para sua vida. Existem pessoas que encontram essa conexão por meio da religião e outras por meio do autoconhecimento e autodescobrimento e, consequentemente, expandem sua consciência. Podemos encontrar a espiritualidade também na natureza, na arte, em pessoas de que gostamos, ou seja, nas mais diversas formas.

A liderança espiritualizada poderá ser percebida quando o indivíduo se dispuser a rever seus valores universais e vivê-los, mesmo que encontre em seu caminho aqueles que discordem deles. Deixando, assim, vir à tona a sua identidade mais humanizada, o que geralmente ocorre após um processo de autoconhecimento.

Para podermos transitar nessa jornada de autodescobrimento e autoconhecimento será importante estar aberto ao novo. Esse novo em muitas ocasiões poderá gerar dor, mas a descoberta desse novo ser irá trazer algo muito maior que será poder viver com consciência, qualidade de vida e bem-estar.

Se fizermos uma analogia com a maternidade, poderemos dizer que a mulher, quando entra em trabalho de parto, sente muita dor, mas, mesmo com essa dor, tem a clareza do seu propósito, que é trazer ao mundo um novo ser. Isso a enche de coragem para continuar até o nascimento do bebê.

O autodescobrimento é o encontro da verdade que deve ser trabalhado como um processo de ressignificação para evolução e crescimento. O Homem de modo geral foge desse processo, porque fica inseguro, ansioso, com medo, evitando assim enfrentar a sua origem e acaba por fracassar. O que ele não sabe é que esse processo irá acontecer tantas e quantas vezes forem necessárias, até ele enfrentar o que o impede de crescer. Irá se levantar e cair por diversas vezes e o reforço da coragem e o ato da vontade é que o ajudarão a seguir em frente.

Nessa jornada, o líder fará o seu autoencontro trazendo novas energias e a clareza do êxito com confiança. Isso será natural porque ele saberá que todo o esforço vai valer a pena, para assim colher resultados sustentáveis. Nesse autodescobrimento, ele aprenderá a semear, empreender e liderar, e saberá o momento certo de colher e conquistar o respeito como o líder que sempre desejou ser.

Nessa jornada, a resiliência será fundamental para assegurar o objetivo com clareza, mantendo o entusiasmo, a criatividade e o bom humor, mesmo quando a situação não estiver sob seu controle. Ele vai saber lidar com o medo e a coragem, porque ambos caminham juntos, ampliando sua perspectiva. Com a resiliência, saberá equilibrar a confiança, o autocontrole, a empatia e aprofundar o sentimento de amor que terá por si e por todos no seu entorno, pois ele é parte da unidade e a unidade é parte dele, ou seja, estão todos interligados.

A espiritualidade na liderança irá resgatar a humanidade que existe em cada ser humano, porque irá trazer a força cocriadora do Amor que se expande e estimula todas as formas de expressões da vida. Uma energia viva e pulsante que sustenta a vida e mantém a fluidez necessária para o equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual.

Por Wania Moraes Troyano, facilitadora do Grupo de Estudos de Liderança Espiritualizada, de São Paulo

São Paulo, 29 de Março de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!