Facebook Pageview

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Espiritualidade na liderança, é possível?

Quando falamos de espiritualidade na liderança, estamos nos referindo ao autoconhecimento, ao autodescobrimento e à humanização nas relações. Muitos acreditam que a espiritualidade tem relação puramente com a religião. Não necessariamente. Essa abordagem vai muito além. Está ligada ao propósito e ao sentido que o ser humano encontra para sua vida. Existem pessoas que encontram essa conexão por meio da religião e outras por meio do autoconhecimento e autodescobrimento e, consequentemente, expandem sua consciência. Podemos encontrar a espiritualidade também na natureza, na arte, em pessoas de que gostamos, ou seja, nas mais diversas formas.

A liderança espiritualizada poderá ser percebida quando o indivíduo se dispuser a rever seus valores universais e vivê-los, mesmo que encontre em seu caminho aqueles que discordem deles. Deixando, assim, vir à tona a sua identidade mais humanizada, o que geralmente ocorre após um processo de autoconhecimento.

Para podermos transitar nessa jornada de autodescobrimento e autoconhecimento será importante estar aberto ao novo. Esse novo em muitas ocasiões poderá gerar dor, mas a descoberta desse novo ser irá trazer algo muito maior que será poder viver com consciência, qualidade de vida e bem-estar.

Se fizermos uma analogia com a maternidade, poderemos dizer que a mulher, quando entra em trabalho de parto, sente muita dor, mas, mesmo com essa dor, tem a clareza do seu propósito, que é trazer ao mundo um novo ser. Isso a enche de coragem para continuar até o nascimento do bebê.

O autodescobrimento é o encontro da verdade que deve ser trabalhado como um processo de ressignificação para evolução e crescimento. O Homem de modo geral foge desse processo, porque fica inseguro, ansioso, com medo, evitando assim enfrentar a sua origem e acaba por fracassar. O que ele não sabe é que esse processo irá acontecer tantas e quantas vezes forem necessárias, até ele enfrentar o que o impede de crescer. Irá se levantar e cair por diversas vezes e o reforço da coragem e o ato da vontade é que o ajudarão a seguir em frente.

Nessa jornada, o líder fará o seu autoencontro trazendo novas energias e a clareza do êxito com confiança. Isso será natural porque ele saberá que todo o esforço vai valer a pena, para assim colher resultados sustentáveis. Nesse autodescobrimento, ele aprenderá a semear, empreender e liderar, e saberá o momento certo de colher e conquistar o respeito como o líder que sempre desejou ser.

Nessa jornada, a resiliência será fundamental para assegurar o objetivo com clareza, mantendo o entusiasmo, a criatividade e o bom humor, mesmo quando a situação não estiver sob seu controle. Ele vai saber lidar com o medo e a coragem, porque ambos caminham juntos, ampliando sua perspectiva. Com a resiliência, saberá equilibrar a confiança, o autocontrole, a empatia e aprofundar o sentimento de amor que terá por si e por todos no seu entorno, pois ele é parte da unidade e a unidade é parte dele, ou seja, estão todos interligados.

A espiritualidade na liderança irá resgatar a humanidade que existe em cada ser humano, porque irá trazer a força cocriadora do Amor que se expande e estimula todas as formas de expressões da vida. Uma energia viva e pulsante que sustenta a vida e mantém a fluidez necessária para o equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual.

Por Wania Moraes Troyano, facilitadora do Grupo de Estudos de Liderança Espiritualizada, de São Paulo

São Paulo, 29 de Março de 2021

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!