Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fórum Inclusão da Diversidade chega à 10ª edição e debate ações que vêm transformando as relações de trabalho e a sociedade na última década

O Fórum Inclusão da Diversidade, um dos principais eventos promovidos pela ABRH-SP, será realizado no dia 19 de outubro em parceria com a ABRH-SP Regional Campinas. Em formato presencial no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, a 10ª edição dedica os debates às ações de inclusão da diversidade que vêm transformando as relações de trabalho e a sociedade na última década. Este ano, o fórum tem como tema “O mundo está ficando chato justo – Uma década de mudanças. É só o começo.”

 

As discussões no 10º Fórum Inclusão da Diversidade são norteadas por três eixos temáticos. No “Eixo Discriminação”, talks de 10 a 15 minutos abordam jornadas de mudanças. O “Eixo Privilégio” traz uma roda de conversa sobre o impacto da cultura de privilégios. No “Eixo Equidade”, o espaço é para os cases de ações práticas de inclusão da diversidade. Com mediação de especialistas, cada bloco trará experiências de profissionais e agentes em trabalhos de inclusão.

 

“O fato de chegarmos à décima edição do Fórum demonstra o pioneirismo da associação no engajamento de um tema e na consistência do debate para a ampliação da diversidade e a inclusão nas organizações e na sociedade”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

 

Quando foi realizado pela primeira vez, em 2012, o evento tinha outro nome: Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas. Idealizadora do Fórum, a educadora Luiza de Paula destaca que já na edição inaugural as discussões evidenciavam não a deficiência, mas os potenciais produtivos e criativos e as capacidades sustentáveis para fortalecer a cultura de inclusão.

 

“Embora fizéssemos uma clara alusão ao artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, popularizada como ‘Lei de Cotas’, nossas propostas foram além do cumprimento legislativo para contemplar uma realidade mais justa, com oportunidades para todos, independentemente das características e condições das pessoas”, explica Luiza.

 

Edição após edição, o evento agregou à condição da pessoa com deficiência outros indicadores sociais que passaram a nortear novas propostas. Assim, em um ambiente mais amplo de debates, o evento passou a se chamar Fórum Inclusão da Diversidade.

 

“Há menos de dez anos, além de pessoas com deficiência, não teríamos a possibilidade de ter no Fórum grupos de pessoas trans, negras, com mais idade, entre outros”, observa Samanta Lopes, cocriadora do Fórum na Coordenação de Talentos. Hoje, ressalta a mestra em Diversidade e Inclusão, a realidade da diversidade caracteriza este evento, reconhecido pela pluralidade de ideias e propostas. “O Fórum é diferenciado também por trazer pessoas que realizam trabalhos incríveis de inclusão, mas que não têm tanto destaque na mídia”, completa.

 

Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais da ABRH-SP, reconhece que participar da realização do Fórum é uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional. “É um privilégio poder sensibilizar pessoas e organizações em prol da inclusão da diversidade. Tenho a certeza que o evento vem contribuindo com muitas mudanças positivas”, afirma.

 

O diretor Luiz Drouet reforça a intenção da ABRH-SP em realizar anualmente o Fórum Inclusão da Diversidade. “A perspectiva é de que o evento aconteça todos os anos, até que esta temática seja superada. Nossos esforços convergem para o momento de termos uma sociedade mais justa e com oportunidades equitativas”, conclui.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Abertura, às 10h

Reinaldo Bulgarelli, TXAI Consultoria e Educação

Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP

 

Eixo Discriminação, a partir das 11h

Talks de 10 a 15 minutos sobre jornadas de mudanças

 

Mediação: Samanta Lopes, mestra em Diversidade e Inclusão – Um.a Diversidade Criativa

 

Joseph Kuga, Diversidade e Inclusão – Hospital Sírio Libanês

Eliane Beserra, Atração e Gestão de Talentos – Biolab Farmacêutica

 

Eixo Privilégio, a partir das 14h

Roda de conversa sobre o impacto da cultura de privilégios

 

Mediação: Jorgete Lemos, CEO Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços Consultoria

 

Lilian Queiróz, fundadora da Educaxé

Rogério Baptistini, doutor em Sociologia

Ronaldo Ferreira Júnior, Um.a Diversidade Criativa

Sônia Guimarães, professora no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do ITA

 

Eixo Equidade, a partir das 15h

Cases de ações práticas de inclusão da diversidade

 

Mediação: Marinalva Cruz, Diversidade e Inclusão – Coca-Cola FEMSA Brasil

 

Citrosuco & Sesi

Natura

Goyn – Global Opportunity Youth Network São Paulo

 

Especial, a partir das 16h

Case Shopping Iguatemi Campinas

 

Nada de nós sem nós – Inclusão da diversidade no dia a dia do Iguatemi

 

Encerramento, às 17h

Comemoração das 10 edições do Fórum Inclusão da Diversidade com atração cultural

 

 

SERVIÇO

10º Fórum Inclusão da Diversidade

 

Data: 19 de outubro, das 9h às 18h

 

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi

            Shopping Iguatemi Campinas

           Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas (SP)

 

Informações e inscrições: bit.ly/10_forum_inclusao_da_diversidade

 

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!