Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fórum Inclusão da Diversidade, promovido pela ABRH-SP, será realizado quarta-feira (19/10) e ainda tem inscrições abertas

Um dos principais eventos promovidos pela ABRH-SP, o Fórum Inclusão da Diversidade será realizado quarta-feira (19/10). Em parceria com a ABRH-SP Regional Campinas, a 10ª edição dedica os debates às ações de inclusão da diversidade que vêm transformando as relações de trabalho e a sociedade. Este ano, o fórum tem como tema “O mundo está ficando chato justo – Uma década de mudanças. É só o começo.” Em formato presencial no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas, o fórum é gratuito e ainda tem inscrições abertas (bit.ly/10-forum-inclusao-da-diversidade).

“O fato de chegarmos à décima edição do Fórum demonstra o pioneirismo da associação no engajamento de um tema e na consistência do debate para a ampliação da diversidade e a inclusão nas organizações e na sociedade”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Em 2012, quando foi realizado pela primeira vez, o evento tinha outro nome: Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas. “Embora fizéssemos uma clara alusão ao artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, popularizada como ‘Lei de Cotas’, nossos esforços convergiram para evidenciar não a deficiência, mas os potenciais produtivos, criativos, as capacidades sustentáveis para fortalecer a cultura de inclusão”, explica a educadora Luiza de Paula, idealizadora do Fórum.

Com o passar dos anos, a proposta se ampliou e recebeu novo nome: Fórum Inclusão da Diversidade. Ainda mais agregadora, a versão atual contempla a participação de muitos grupos representativos. “Há uma década, além de pessoas com deficiência, não teríamos a possibilidade de ter no Fórum pessoas trans, negras, com mais idade, entre outros”, observa Samanta Lopes, cocriadora do Fórum na Coordenação de Talentos. Hoje, ressalta a mestra em Diversidade e Inclusão, a realidade da diversidade caracteriza este evento, reconhecido pela pluralidade de ideias e propostas.

O Fórum Inclusão da Diversidade, segundo Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais da ABRH-SP, destaca-se por trazer para as discussões o trabalho, a dignidade e as relações humanas vivenciadas com harmonia. “Somos todos diferentes e vivemos em um mundo dinâmico. Por esta razão, é essencial que o espaço criado pelo Fórum ofereça à área de Recursos Humanos a oportunidade de lançar luzes sobre a diversidade, direcionando suas ações para uma atuação colaborativa ainda mais sensível e integrada”, afirma.

O presidente Luiz Eduardo Drouet reforça a intenção da ABRH-SP em realizar anualmente o Fórum Inclusão da Diversidade. “A perspectiva é de que o evento aconteça todos os anos, até que esta temática seja superada. Nossos esforços convergem para o momento de termos uma sociedade mais justa e com oportunidades equitativas”, conclui.

PROGRAMAÇÃO

 

  • 09h0 - 10h00: Credenciamento
  • 10h000: Abertura do Evento com Reinaldo Bulgarelli (TXAI Consultoria e Educação) e Janine Goulart (ABRH-SP/KPMG)
  • Talk - Todos os convidados da sua festa estão na sua pista de dança? Uma questão de representatividade e inclusão" com Letícia Vidica (CNN Brasil)
  • Eixo Discriminação - Talks sobre jornadas de mudanças com Eliane Beserra (Biolab Farmacêutica), Joseph Kuga (Hospital Sírio Libanês) e Ismerai Albornoz (Sitel) | Moderação: Samanta Lopes (Um.a Diversidade Criativa)
  • Talk - Desafios da Inclusão na Saúde (Yappy)
  • Almoço
  • Atração - As Entendidas com Vera RonzellaMercedez Vulcão e Thelores 
  • Eixo Privilégio - Roda de conversa sobre o impacto da cultura de privilégios com Lilian Queiróz (Educaxé), Rogério Baptistini (doutor em Sociologia), Ronaldo Ferreira Júnior (Um.a Diversidade Criativa) e Sônia Guimarães (ITA) | Moderação: Jorgete Lemos (Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços Consultoria)
  • Eixo Equidade - Cases de ações práticas de inclusão da diversidade com Aline Santos Lima (Natura), Ana Inêz Eurico (Ativista em pautas de equidade racial e de gênero), Cacilda A. Valerio Mazará (Sesi) Margareth Ribeiro da Silva (Citrosuco), Nayara Bazzoli (Goyn) e Osvaldo Nogueira (Bradesco) | Moderação: Marinalva Cruz (Coca-Cola FEMSA Brasil)

​​​​​​​

  • Atração Cultural: Transformação pela música com Luccas Soares (Instituto Anelo)
  • Encerramento do Evento com Luiz Eduardo Drouet (ABRH-SP/Share People Hub) e Comemoração das 10 edições do Fórum Inclusão da Diversidade

SERVIÇO

10º Fórum Inclusão da Diversidade

Data: quarta-feira (19/10), das 9h às 18h

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi

Shopping Iguatemi Campinas

Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas (SP)

Informações e inscrições gratuitas: bit.ly/10-forum-inclusao-da-diversidade

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (17 de Outubro de 2022)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!