Inspirada no tema do congresso Life, que será realizado dia 5 de agosto, pesquisa ABRH-SP no LinkedIn mapeia liderança feminina nas empresas
A ABRH-SP realiza no dia 5 de agosto a 7ª edição do Life – Liderança Feminina em Movimento. Após duas versões digitais, o congresso retoma o formato presencial no Villa Blue Tree, em São Paulo, e traz muitas novidades. Entre as mais aguardadas estão as Life Talks, palestras de curta duração com conteúdos especiais conduzidos por especialistas. Ao longo da última semana, inspirada no tema central do evento, a ABRH-SP lançou uma enquete no LinkedIn para mapear a atuação feminina nos cargos de liderança das corporações. A pesquisa objetiva também contemplou as ações voltadas à diversidade nas empresas brasileiras.
O tema central do Life, um dos principais eventos promovidos pela ABRH-SP, é “Liderança Feminina: Diálogos Estratégicos para a Equidade”. O assunto baseou a enquete realizada no LinkedIn da entidade entre os dias 18 e 22 de junho.
Sobre a primeira pergunta, a maioria dos participantes, 89%, considerou que “as empresas brasileiras têm pouca representatividade de mulheres na liderança de suas operações”. Apenas 11% discordaram.
Na segunda questão, “Você considera baixa a presença de mulheres no pipeline de liderança?”, outra percepção importante. Do total, 83% dos respondentes entenderam que “sim”, a participação feminina ainda é acanhada nos modelos que permitem identificar perfis de líderes dentro das corporações. Do total, 17% assinalaram “não”.
A terceira pergunta, “Atualmente as empresas estão mais focadas em diversidade?”, apontou uma tendência que revela um cenário que carece de transformação. De todos os participantes, 69% acreditam que esta é, nos dias de hoje, uma preocupação das empresas; 31% responderam “não”.
A última questão, “Efetivamente, as empresas estão realizando ações para promover a ascensão feminina aos mais altos cargos de liderança?”, concentrou 41% das respostas em “sim” e 69% em “não”, o que coloca em discussão a necessidade de programas e iniciativas mais efetivas para que as mulheres possam atingir as altas posições de comando.
Para Janine Goulart, vice-presidente da ABRH-SP, a enquete realizada no LinkedIn é importante para entender o pensamento das empresas sobre a liderança feminina. “Com a realização do Life, nossa perspectiva é ampliar as discussões a respeito de temas que impactam o dia a dia das profissionais, ocupem elas posições de liderança ou não”, afirma.
De acordo com Livia Mandelli, coordenadora de conteúdo do Life, o congresso também é uma oportunidade para desenvolver diálogos estratégicos sobre a liderança feminina. “À medida que entendemos as trends nacionais e internacionais, consideramos que este debate é mais que bem-vindo neste momento”, diz.
Na retomada do formato presencial, o Life vai reservar o período da manhã para dialogar com c-levels. À tarde, o período será dedicado à comunidade de Recursos Humanos.
Nesta edição, além de palestras magnas, painéis simultâneos talk shows, o congresso destaca o lançamento das Life Talks. Com palestras de 13 minutos, o Life reúne assuntos atuais para as reflexões: o etarismo como estratégia de negócios; a real inclusão LGBTQIA+ nas organizações; inserção feminina no universo tech.
A edição 2022 do LIFE, uma iniciativa da ABRH-SP, tem como patrocinadores o Bradesco (Diamante), Alelo (Ouro), Globo (Prata), Célebre, EPD, Livelo e InfoJobs (Bronze).
ANOTE
7ª Edição Congresso Life – Liderança Feminina em Movimento
Data: 5 de agosto de 2022, das 8h às 19h
Local: Villa Blue Tree (Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP)