Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Integrante do CORHALE, dra. Maria Cristina Mattioli assume a presidência de Conselho da Fiesp

A dra. Maria Cristina Mattioli, integrante do CORHALE, braço de apoio legislativo da ABRH-SP, assumiu a presidência do Cort – Conselho Superior de Relações do Trabalho da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O conselho tem como objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área jurídica e legislativa do trabalho, promovendo a permanente interação das entidades com o assunto, analisando a repercussão das atitudes e posições da indústria, bem como contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade.

“Como o CORHALE fomenta o debate e a discussão técnica sobre assuntos e propostas que repercutem no âmbito das relações de trabalho, há sintonia e afinidade no trabalho de ambos: Cort e CORHALE”, avalia a dra. Maria Cristina.

Desembargadora do Trabalho aposentada, advogada, mestre em Direito pela Harvard Law School, doutora em Direito pela PUC/SP, com estágio pós-doutoral em Estudos Internacionais pela London School of Economics, ela presidiu a sua primeira reunião do Cort em 14 de julho, quando fez, de forma online e para um público de cerca de 100 pessoas, uma apresentação sobre As Relações de Trabalho a partir da Pandemia da Covid-19.

Segundo ela, a informalidade permeou toda a estrutura de manutenção de renda nos programas do governo ao mesmo tempo que houve por bem garantir o emprego daqueles que já estavam empregados, mantendo o funcionamento da economia e suas instituições, ainda que de forma precária. “Esse quadro exige que novas relações de trabalho sejam objeto de estudos no período pós-pandemia”.

Para a dra. Maria Cristina, a retomada do emprego pressupõe a retomada da economia e isso só poderá ocorrer com a continuidade das reformas estruturais e com medidas de expansão da infraestrutura e logística do país. “A pandemia ainda não acabou, havendo necessidade de um olhar aprofundado para continuar com a política de manutenção do emprego, buscando esforços para garantir renda e viabilidade para o empregador, através da desoneração da folha de pagamento e facilidade de crédito.”

Após a pandemia, acredita a nova presidente do Cort, a continuidade da reforma trabalhista e, principalmente, da reforma sindical são uma exigência para a retomada do crescimento. “As reformas devem estar pautadas em quatro eixos: economia do trabalho, segurança jurídica, proteção social (empregados e informais) e liberdade sindical”, ressaltou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP -  27 de Julho de 2020

Próximos eventos

  1. Webinar: “Onboarding do tradicional ao online e disruptivo”

    2 December 2020 - 17:00 às 18:00
  2. Confraria – ABRH-SP Regional Sorocaba

    3 December 2020 - 19:00 às 21:00

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!