Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Mindset ágil do RH

Durante este ano, facilitamos o Grupo de Estudos sobre RH Ágil e, para contextualizar a importância do ágil nas organizações, e principalmente no RH, precisamos entender sobre o mundo em que vivemos, o VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), onde tudo muda a todo tempo, e não há tempo para perder.

As organizações se movem para acompanhar o dinamismo das mudanças e com o RH não poderia ser diferente, já que no centro de todas essas mudanças há um elemento em comum: as pessoas. Por isso, a área de Recursos Humanos é crucial no ágil. Os desafios estão maiores e precisamos de um novo caminho, e ele tem nome: mindset ágil.

Apesar do ágil remeter à velocidade, a agilidade não está em utilizar ferramentas de forma rápida para conseguir fazer tudo, mas, sim, em aprender continuamente, ou seja, começa na mentalidade. Portanto, é necessária uma nova postura, uma nova forma de pensar e, a partir daí, repensar estruturas e todo o contexto de gestão de pessoas, ou seja, fazer ágil é totalmente diferente de ser ágil.

Ser ágil tem mais a ver com a mentalidade do que apenas com inúmeras ferramentas, porque a metodologia em si não é suficiente para mudar os processos de RH e impactar as organizações, mas o mindset e o desenvolvimento contínuo, sim.

Por isso, ser ágil envolve o engajamento dos colaboradores e da liderança em todos os níveis, colocando o cliente (pessoas) no centro e aprendendo continuamente. O RH pode iniciar o jogo, entregando valor, se adaptando às necessidades e às mudanças do contexto organizacional.

Surge, então, a importância de ajustar a mentalidade para o ágil, tornando as pessoas incríveis, com entregas contínuas de valor, fazendo da segurança psicológica um pré-requisito, testando, corrigindo e aprendendo.

Não são necessários grandes projetos, muito investimento ou milhares de ferramentas para o resultado aparecer. Com uma mentalidade aberta ao novo, de um RH que escuta genuinamente as pessoas, coloca-as no centro e facilita a cocriação, o resultado surge de maneira efetiva.

E nós temos um grande papel nessa jornada do ágil nas organizações.

 

Por Mayara Baeza, facilitadora do Grupo de Estudos RH Ágil, da ABRH-SP Regional Sorocaba

 

São Paulo, 14 de Dezembro de 2020

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!