Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O H é de Humanos e não de “Hempresas”

Em um momento de excessivos afastamentos por questões físicas de saúde e emocionais, mudanças no mercado de trabalho e adoção de novas metodologias corporativas, o termo RH nunca foi tão usado. Acontece que, talvez, a abreviação faça com que muita gente esqueça o que ele significa. Recursos Humanos. Humanos que fazem a gestão de pessoas. É o olhar para elas. É o departamento que cuida da experiência delas para garantir um melhor resultado para o negócio. Afinal, nenhuma atividade se sustenta sozinha sem uma pessoa por trás dela.

O bem-estar das pessoas dentro da empresa está diretamente ligado à experiência que elas vivem nela. A começar pelo processo seletivo, quando deixamos o candidato confortável para explanar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, com uma conversa tranquila e acolhedora. É quando as pessoas começam a entender a nossa forma de trabalhar, nossa cultura e valores. A partir de então, passa pela forma acolhedora que as recebemos, pelos treinamentos dos produtos que são oferecidos aos nossos clientes, para que tenham em mente a importância do seu papel, para, assim, alcançar o objetivo da empresa e para a gestão do seu dia a dia. É quando se percebem como parte do todo.

Com infraestrutura limpa, leve e confortável, a entrega de um ambiente transformador e rico de experiências é o que espera uma equipe diversificada. É necessário manter portas e ouvidos abertos, dos gestores e do RH, para que os colaboradores façam sugestões, reclamações, desabafos, sendo incentivados a falar o que sentem e a serem respeitados por suas ideias. Quantas delas podem ser extremamente inovadoras, mas não aplicadas por não serem explicitadas?

Proporcionar uma comunicação clara e transparente, celebrar conquistas e apoiar a camaradagem são pilares que diferenciam um departamento de RH. Ajudar os líderes a darem feedbacks constantes aos seus liderados garante transparência nas relações. Utilizar tecnologia como aliada para o ganho de qualidade de vida, com otimizações de atividades, fideliza a equipe.

O trabalho de gestão de pessoas pede o estabelecimento de um leque de benefícios que aliviem as preocupações pessoais dos colaboradores. Isso traz lealdade e ajuda a reduzir a rotatividade. Um ganho e tanto para toda a empresa. Dessa forma, também conseguimos diminuir o absenteísmo, motivando o colaborador e aumentando sua produtividade. Por fim, é importante dar voz ao colaborador no processo de desligamento da empresa, independentemente do motivo que o levou a isso. Já pensou no assunto? O fim da relação corporativa não devia levar ao fim do diálogo. Ele pode ajudar a visualizar problemas até então despercebidos.

Mas tudo isso dificilmente ganha a visibilidade que merece. Afinal, estamos falando de experiência não identificada por métricas, mas através do sorriso no rosto, no tom de voz, na energia e alegria com que se trabalha. Experiência essa verificada pelo nível de confiança e comprometimento que cada um tem pela empresa. Observar os compartilhamentos e curtidas dos posts nas redes sociais é ver o orgulho de quem, no nosso caso, faz parte da Família ConsigaMais+. Uma empresa que lembra sempre que sem o H, não existe o R.

Por Camilla Clemente, diretora de RH e Marketing da ConsigaMais+

São Paulo, 08 de Março de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!