Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

O poder da inteligência emocional em ação no cotidiano

Chris Melchiades e Carlos Prado
O normal de hoje é vivermos em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, na tradução da sigla para o português), que expõe as pessoas ao estresse todos os dias e as deixa doentes. Esse ambiente demanda cada vez mais a inteligência emocional, que também vem ganhando maiores espaços nos ambientes corporativos, explicou Chris Melchiades, vice-presidente da Consultoria Fellipelli Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional, na palestra sobre o tema apresentada na última quarta, na sede da ABRH-SP. “A inteligência emocional é o conjunto de habilidades emocionais e sociais que influenciam como nos relacionamos com nós mesmos e com os outros, como desenvolvemos e mantemos relações sociais, como expressamos ideias e manifestamos comportamentos, como usamos a informação emocional de um modo efetivo e significativo para tomar decisões e como lidamos com tensões e desafios do cotidiano”, definiu Chris. Segundo ela, o primeiro passo é sempre o do autoconhecimento. “Só sou capaz de gerenciar aquilo que conheço.” Depois, nomear a emoção – até 92 expressões emocionais já foram mapeadas – e descobrir a fonte que a origina. “Todos nós temos inteligência emocional. Os leigos acham que uma pessoa com controle do impulso baixo e expressão emocional alta não tem, mas não é assim”, explicou. De acordo com a palestrante, ter a capacidade de perceber as emoções é fundamental para a liderança e os gestores precisam ser, acima de tudo, empáticos. “A inteligência emocional não traz benefícios somente para a pessoa que a gerencia. Quem convive com alguém com alta inteligência emocional também se beneficia dela”, concluiu.

Fonte: O Estado de São Paulo – 08 de outubro de 2017

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH há um ano, as palestras que participamos na ABRH tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!