Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que faz você feliz?

É certo afirmar que felicidade no trabalho é uma tendência. Existe uma ciência por trás do tema, que foi explorado pela ABRH-SP em um Grupo de Estudos. Foram apresentados conceitos e metodologias para criar estímulos, emoções e ações que inspiram a felicidade nas pessoas, sem contar a troca de percepções riquíssimas entre os participantes. 

 

Diante de todas as discussões, ainda ficou uma pergunta no ar: dinheiro traz felicidade? 

 

Segundo a frase do livro A Ciência da Felicidade, do especialista Luiz Gaziri, “A felicidade raramente está nas coisas que conseguimos contar facilmente como dinheiro, carros, roupas, imóveis, bolsas e sapatos”. Este princípio contrapõe a ideia de um modelo de sucesso imposto pela sociedade como fórmula para “obter / vender” a felicidade, pois a maioria das pessoas se compara e mede o sucesso através do dinheiro e fama obtidos. A verdade é que a felicidade não se obtém pelo dinheiro e fama. 

 

Estudos mostram que essa medição e comparação jamais serão satisfatórias. Ao contrário, tornam-se um ciclo vicioso chamado de “sacrifício da felicidade presente”. É como se todo o esforço e dor que se dão no presente justificassem um porto seguro ou conquista futuros que nunca chegam. Triste, não é? 

 

Sabe-se que a falta de dinheiro é a causa de muitas dores, está relacionada com o start de muitas síndromes e sintomas ligados à saúde emocional e impacta diretamente o nível de felicidade das pessoas. A boa nova é: não é somente através do “dindim” que se conquista a felicidade em sua plenitude, assim como não é o excesso de trabalho, dedicação, dinheiro ou bens materiais que a sustenta.  

 

A ciência mostra que 40% da nossa felicidade está relacionada às nossas escolhas. Isso comprova que um cheque em branco não a provê de forma eterna, mas é preciso usar cada centavo em experiências com impactos duradouros. 

 

Uns encontram a felicidade no amor, na gratidão, na simplicidade das coisas, porém para outros ela não é percebida, apesar de estar próxima. A rotina, a ganância, a falta de tempo, o estresse e a procrastinação afetam não só o nível de felicidade, mas também a saúde física, emocional, espiritual e até financeira. 

 

O objetivo do grupo não era achar uma fórmula mágica. Mas, de toda forma, os estudos apresentaram formas para encontrar a felicidade não só no trabalho, mas para todas as dimensões da vida. O que você pensa a respeito? Se você ou sua empresa preza pela felicidade dos seus colaboradores, confira o tema nos conteúdos, grupos e eventos da ABRH-SP. 

 

Por José Roberto Falcone e Roseli Falcone Ramos, integrantes do Grupo de Estudos de Felicidade no Trabalho 

 

São Paulo, 10 de Janeiro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!