Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resiliência, Tolerância ao Estresse e Flexibilidade

 

Conforme o Fórum Econômico Mundial, Resiliência, Tolerância ao Estresse e Flexibilidade serão algumas das habilidades mais requisitadas até 2025. E, aprofundando mais sobre este assunto no Grupo de Estudos Laboratório de Competências do Futuro, vimos sua relevância que nos desafia a refletir e aprender sobre elas. 

 

O desenvolvimento desses atributos nos permitirá desenvolver, fortalecer comportamentos e escolher as melhores estratégias para cuidar de nossa saúde e bem-estar, e desenvolver outros talentos e mudanças de comportamentos que corroboram com o nosso crescimento pessoal e sucesso profissional. 

 

Num mundo de constantes incertezas e no instável cenário econômico e social que estamos vivendo, lidamos com muitos desafios, emoções, angústias, medos e insegurança, e, para suportar toda essa carga, usaremos operações mentais que envolvem sempre várias habilidades. Mas, afinal, qual é a contribuição deste conjunto de habilidades: Resiliência, Tolerância ao Estresse e Flexibilidade? 

 

A resiliência é estudada desde 1950, e pesquisadores de diversas áreas vêm contribuindo para as Ciências Humanas, que a consideram a capacidade para enfrentar, transformar, prosseguir e superar as dificuldades impostas em nossa vida. 

Com relação a isso não se pretende discorrer sobre as diversas abordagens e evolução do conceito da resiliência, mas atualizar seu conceito e reforçar que a mesma está na forma como respondemos às adversidades. 

 

Para o dr. George Barbosa, criador da metodologia Abordagem Resiliente da Sobrare (Sociedade Brasileira de Resiliência), a resiliência se apresenta como atributo, mas precisa ser desenvolvida. Todos nascemos com ela, mas é primordial desenvolvê-la. 

 

Quanto mais compreendermos que a resiliência está na forma como respondemos às adversidades e o quão é importante reestruturar as nossas crenças limitantes e restritivas e transformá-las em crenças poderosas que impulsionam os recursos internos, a disciplina, a motivação e o desenvolvimento de habilidades, mais teremos condição emocional e comportamental para lidar com as situações desafiadoras. 

 

Por conseguinte, é fundamental desenvolver uma mentalidade flexível para que se avalie quais são os momentos de enfrentar as situações de estresse e quais momentos são mais estratégicos para recuar, repensar como agir, transformando esse processo em aprendizagem. Nessa perspectiva, reiteramos que é alentador, e possível, desenvolver a resiliência, inclusive em meio à crise, não é mesmo? 

 

Por Angela Sardelli e Rosangela Zarza, integrantes do Grupo de Estudos Laboratório de Competências do Futuro

 

São Paulo, 31 de Janeiro de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!