Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Retrospectiva 2020: novos formatos em um ano produtivo e intenso

Foi um ano repleto de desafios e adversidades, como todos sabemos. A ABRH-SP, porém, se reinventou para superá-los e se manter relevante e atuante em prol dos profissionais de Recursos Humanos. A seguir, uma retrospectiva das principais atividades e ações do ano, que marcou também a transformação digital da Associação:

Webinars, masterclasses e muito mais

Logo no início da pandemia, a ABRH-SP apostou nos webinars como modelo de eventos para levar conteúdo diferenciado a seus associados e toda a comunidade de RH. De março até o fim de ano, foram realizados 75 webinars 100% digitais, que reuniram mais de 7 mil participantes.

Legislação emergencial do trabalho, debates sobre as Medidas Provisórias que sustentaram o home office e permitiram a flexibilização das relações trabalhistas, o Movimento Não Demita dividiram espaço com preocupações com o bem-estar e a saúde mental dos profissionais. O futuro, o pós-coronavírus, também passou a ser imaginado e discutido em debates sobre as oportunidades abertas pela crise, carreira no pós-pandemia, sociedade 5.0 e o novo RH, entre outros.

Com o objetivo de oferecer conteúdo inspirador aos RHs em geral, a ABRH-SP criou a modalidade Masterclass, evento 100% online com carga horária maior e profissionais de renome do mercado. Algumas das masterclasses realizadas ao longo de 2020 foram: Inspirador ou Ameaçador? O mesmo cenário pode ser visto de maneira diferente, com Ricardo Guimarães, fundador e presidente da consultoria Thymus; Ferramentas Ágeis para o RH na Retomada, com João Furlan, CEO da Enora Leaders; Diversidade e Inclusão, com Margareth Goldenberg, psicóloga e psicopedagoga, especialista em responsabilidade social; Comunicação Não Violenta em Tempos de Crise, com Sabrina Mello, especialista em Comunicação; e Medo e Coragem, e Outras Competências Emocionais para Tempos Difíceis, com o professor e empresário Eugenio Mussak.

Como nos anos anteriores, a ABRH-SP manteve a programação de workshops, que também passaram a ser realizados online. Foram vários ao longo do ano, como Gestão Básica de Cargos e Salários, Competências Emocionais para uma Carreira de Sucesso Pós-Pandemia e Talentos, Forças e Virtudes no Trabalho.

LGPD no RH Conecta

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi tema da série de vídeos da plataforma RH Conecta – uma realização da ABRH-SP em parceria com especialistas do escritório de advocacia Finnochio & Ustra. Aberta apenas para associados da ABRH-SP, a série é composta por 13 episódios de cerca de 5 minutos cada um, em uma linguagem fácil e com conteúdo pragmático. Os primeiros seis episódios são dedicados a aspectos e conceitos gerais da LGPD. Nos demais, são abordados os impactos da lei nas rotinas de Recursos Humanos.

LIFE

Neste ano, o CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina passou por um processo de renovação e reinvenção que evoluiu para o nome LIFE e um novo propósito de se tornar um movimento com a criação de uma plataforma própria. Em razão da pandemia, foram promovidos quatro Talks 100% online que refletiram sobre a liderança feminina nas dimensões individual, familiar, organizacional e social.

Nomeada entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela lista da Time Magazine e para o ranking das mulheres mais poderosas da Forbes, Arianna Huffington, fundadora e CEO da Thrive Global, falou sobre o tema Ressignificado do Sucesso no talk de lançamento do LIFE, em agosto. No mês seguinte, o Talk II contou com as participações de Carla Tieppo, neurocientista, e Camila Antunes, cofundadora da Filhos no Currículo, para debater as dimensões individual e familiar da liderança feminina.

Em outubro, o Talk 3 discutiu a dimensão organizacional por meio do tema Transformações nos Negócios Pós-Pandemia: A importância da diversidade na construção de uma cultura de inovação. Participaram como conferencistas Solange Sobral, vice-presidente Partner da CI&T, e Fabio Adegas Faccio, diretor-presidente da Lojas Renner.

Já em novembro, o último talk reuniu Sofia Esteves, fundadora e presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos; Célia Parnes, secretária estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo; e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, para refletir sobre como as políticas públicas, empresas e lideranças podem auxiliar na equidade de gênero.

Eventos mais do que especiais

A ABRH-SP também promoveu seus tradicionais eventos especiais no formato online. A Semana do RH, série de webinars para comemorar o Dia do Profissional do RH, aconteceu em junho. Em outubro, foi a vez da oitava edição do Fórum Inclusão da Diversidade, que promoveu uma reflexão ampla sobre a inclusão de todos por meio de nove painéis, três workshops, três masterclasses e cinco atrações culturais.

Organizada em novembro, a Semana da Transformação Digital ofereceu uma série de webinars apresentados por quem entende dos temas mais relevantes da atualidade, sempre com foco no desenvolvimento dos profissionais de Recursos Humanos. O jornalista e apresentador Marcelo Tas, por exemplo, falou sobre A Transformação Digital no Centro de Tudo. A semana também proporcionou treinamentos práticos sobre temas como design thinking; como tirar o melhor do LinkedIn; criação de apresentações impactantes; como entender a jornada do colaborador; e métodos ágeis Scrum e Kanbam.

 

Grupos de Estudos

A versão online mais inclusiva, com gente de todo estado de São Paulo, fortaleceu ainda mais os Grupos de Estudos, que passaram a ter seus encontros mensais organizados virtualmente. Ao todo, foram abertos 32 grupos, promovidos pela sede e pelas Regionais, com mais de 400 participantes e 67 facilitadores envolvidos. Alguns dos temas oferecidos: Cultura e Clima Organizacional, Inclusão da Diversidade, Comunicação Não Violenta, Transformação Digital do RH, Saúde e Bem-Estar Corporativo, Coaching LAB, e Mobilidade Global de Pessoas, entre outros.

 

CORHALE

Mesmo em um ano atípico, com pouca movimentação nas comissões parlamentares das casas legislativas, o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo da ABRH-SP não diminuiu o ritmo de atuação. Em manifestação assinada pelo presidente da Associação, Guilherme Cavalieri, o comitê exerceu influência legislativa em apoio à revisão do veto à desoneração da folha de pagamento (já derrubada), salientando que a desoneração deveria ser ampla e abrangente a todos os setores e não apenas aos 17 segmentos empresariais.

O CORHALE também auxiliou a deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) na elaboração do Projeto de Lei nº 4960/2020, que tem como objetivo dar ao empregador a possibilidade de parcelamento das multas rescisórias de 40% e 20% quando o empregado aposentado decidir se desligar de seu vínculo, e desde que em comum acordo entre as partes.

Além disso, o comitê realizou eventos, como, em outubro, o debate a respeito da regulamentação do teletrabalho, com a participação do procurador do Trabalho/PRT da 2ª Região, Patrick Maia Merísio, e do advogado Tulio Massoni, doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo.

Outros temas de eventos foram Os Riscos da Tributação da PLR e Jurisprudência do CARF; Reforma Tributária e os Impactos nas Relações de Trabalho e Emprego; e a Descontinuação das MPs 905 e 927 e frente à Lei 14.020/2020.

Somente para os associados

A fim de aprimorar a experiência do associado e desenvolver atividades diferenciadas para esse público, a ABRH-SP criou uma área restrita no seu site, identificada como Área do Cliente. No espaço, os associados Premium, Pessoa Jurídica e Física passaram a ter acesso a todos os webinars realizados pela ABRH-SP.

Outra iniciativa nesse sentido foi o Momento Associado – sessão exclusiva que ocorre logo após alguns webinars selecionados para que os associados tenham acesso aos palestrantes e possam aprofundar o tema e encaminhar suas dúvidas em uma reunião mais reservada. As inscrições são feitas separadamente e a duração é de, no máximo, 40 minutos.

Novos formatos também nas Regionais

As Regionais também aderiram ao formato de webinars com conteúdo relevante, organizados em média uma vez por mês por Regional. Houve ainda a realização com sucesso de vários eventos especiais, como os fóruns de Liderança Feminina, Relações Humanas e Outubro Rosa. Foram estabelecidas parcerias com diversas mídias, formadores de opinião e instituições relevantes. As Regionais ainda fortaleceram os grupos de WhatsApp e as reuniões online de relacionamento com os associados.

 

CLIQUE AQUI e baixe nosso PDF com a retrospectiva completa de 2020 da ABRH-SP.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP - 21 de Dezembro de 2020

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!