Você está aqui:
HOME | Blog | Conteúdo | Notícias e Artigos | RH agrega tecnologia para se tornar mais estratégico e conectado a experiências humanizadas
RH agrega tecnologia para se tornar mais estratégico e conectado a experiências humanizadas
A tecnologia vem assumindo um papel fundamental para tornar o RH um setor ainda mais estratégico. No entanto, é importante destacar que toda transformação digital não se limita à aplicação de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o que se propõe para a empresa é uma mudança de mindset, com a perspectiva de aprimorar a experiência de todos os que trazem competências, talentos e diversidade em suas bagagens profissionais. Quando se fala em mentalidade empresarial, inclui-se aqui o employer branding e seus recursos para transformar os ambientes corporativos, diminuindo o turnover e atraindo os melhores talentos.
As tendências tecnológicas associadas ao futuro da área de Recursos Humanos têm conduzido vários debates na ABRH-SP. O tema, que reuniu especialistas em um encontro realizado pela ABRH-SP Regional Sorocaba no dia 9 de agosto, será novamente o assunto do Papo de RH, organizado via Zoom pela mesma regional, na terça-feira (16/08).
Ferramentas para análise de dados, softwares de recrutamento e seleção, plataformas de educação corporativa e outros recursos cabem no pacote de automação que aliviou o RH em sua rotina burocrática e permitiu que o setor se envolvesse mais efetivamente nas metas organizacionais.
Se as ferramentas impactam positivamente o dia a dia do RH, tendências e inovações trazidas em discussões pela ABRH-SP representam o futuro de transformações da área de Recursos Humanos.
Nestas tendências, destacam-se os sistemas que funcionam por meio da Inteligência Artificial (IA) e permitem avaliar dados e reconhecer padrões para auxiliar na tomada de decisões, e a realidade virtual, uma grande aliada nas experiências de simulação não só para candidatos em dinâmicas, como também para colaboradores em situações que serão vividas no dia a dia.
Do conceito dos jogos eletrônicos para a realidade das empresas, a gamificação também é uma inovação com recursos para motivar os colaboradores em busca de um objetivo. Como método, incentiva feedbacks constantes, recompensas, colaboração entre times e outras ações para o engajamento dos profissionais.
Como o futuro do RH também se constrói com dados, o People Analytics (PA) vem para se somar às tecnologias. As análises possíveis a partir do PA permitem entregar relatórios relevantes, que englobam o entendimento do alto número de turnover, o desempenho dos gestores e colaboradores, do benchmarking e dos procedimentos de recrutamento e seleção, por exemplo.
O futuro do RH agregado à tecnologia, longe de ser uma ficção, está voltado a experiências reais e processos cada vez mais humanizados.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.