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RH das empresas de tecnologias: adaptação de práticas

O departamento de Recursos Humanos atualmente possui função mais estratégica dentro das empresas, sendo necessário se adaptar à sua realidade, e, consequentemente, ao seu segmento. Com isso, algumas práticas precisaram ser atualizadas e integradas aos novos conceitos. O segmento de tecnologia é o que mais cresce, então, é importante que os profissionais de RH acompanhem essas mudanças. Nas empresas de tecnologia (TI) a adaptação é vital!

Tudo começa com as práticas de Aquisição de Talentos. Alcançar os profissionais requer uma análise de candidate persona (desenho prévio das características de um candidato ideal), e uso de práticas como o inbound recruiting (desde a promoção da marca até o encantamento do candidato).

Os processos seletivos precisam ser inovados. Processos tradicionais não atendem às expectativas dos profissionais. Novas formas surgem para identificar soft e hard skills (competências comportamentais e técnicas).

Dois formatos que podem ser explorados são o Hackathon e o Ideathon (desafios propostos na seleção para identificar o candidato potencial), que podem ser adaptados para um processo seletivo. Recentemente realizei duas edições com uma empresa de tecnologia, onde foi possível identificar nos participantes, além das competências técnicas, as comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação, organização, entre outras. O processo seletivo se torna mais ágil e ativo.

Outra prática é a gestão de performance. Não é possível realizar avaliações de desempenho em formas tradicionais. Uma metodologia que pode atender ao perfil de tecnologia é a avaliação baseada em competências e  participativa por objetivos  realizada nas squads, onde os membros assumem papéis diversos (diferentes habilidades com um objetivo em comum).

Porém, uma grande dificuldade é a Gestão de Remuneração, onde o ideal é trabalhar com os conceitos de Broadjobs (cargos amplos) e Broadbands (bandas largas), dentro da metodologia por competências. As estruturas organizacionais de empresas de tecnologia são mais horizontais, se adaptando mais facilmente a esses conceitos.

Além dessas, é necessário adotar práticas que acompanhem melhor a evolução do mercado e expectativas dos profissionais. RH de TI não depende só de novos termos, mas de adaptação de práticas. É tudo muito dinâmico. Não deixe de contratar e reter profissionais de tecnologia por ter um processo adaptado às praticas. Fique de olho nas mudanças.

Por Regiane Mendonça, Membro do Grupo de Lideres de RH e Head Gente e Gestão.

São Paulo, 25 de Abril de 2022

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