Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SECCIONAIS EM AÇÃO: Novo ano, novos planos

O ano de 2013 começa com votos de renovação ou de consolidação das lideranças da ABRH no país. Isso porque, além da reeleição de Leyla Nascimento para presidente da associação, as seccionais de diversos estados também passaram, no segundo semestre do ano passado, pelo processo eletivo para definir os líderes que vão conduzir a gestão no período que se estende deste mês ao final de 2015.  

Confira: 

ABRH-AL

Neste mês, Danielle Maciel Brandão assumiu o seu primeiro mandato na seccional alagoana. Desde 2010, ela ocupava a diretoria de Desenvolvimento do Potencial Humano, na qual, entre outras atividades, coordenou o grupo de estudo de Coaching, organizou o I Fórum de Coaching e Desenvolvimento do Potencial Humano e, em 2011 e 2012, integrou a comissão organizadora do Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas, promovido pela entidade. Paralelamente a esse trabalho, é sócia-fundadora da Descobrir – Desenvolvimento do Potencial Humano. 

ABRH-AM

A seccional amazonense foi a primeira a realizar as eleições, que definiram, no dia 4 de julho, Ozeneide Casanova Nogueira como presidente da Diretoria Executiva. Ozeneide, que atualmente é gestora de capacitação da UGP Copa 2014 (Unidade Gestora do Projeto da Copa), do governo do Amazonas, foi uma das fundadoras da ABRH-AM, que, neste ano, completa 13 anos. Antes de ser eleita, ela ocupava a diretoria de Relações Institucionais e Governamentais da entidade. De 2002 a 2009, também atuou na ABRH-Nacional como diretora de Integração Regional. 

ABRH-BA

Ana Cláudia Athayde foi reeleita com 62% dos votos para exercer o seu segundo mandato na presidência da ABRH-BA. De 2007 a 2009, ela coordenou o grupo de estudos sobre Gestão por Competências, Carreira e Desenho de Cargos. Em 2001, antes de se tornar voluntária, recebeu da ABRH-Nacional o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia na categoria Profissional. Atualmente, é consultora organizacional, executive coach, professora universitária e facilitadora de programas de T&D, especialmente na área de desenvolvimento de líderes. 

ABRH-CE

Em 1999, Marcus Cunha começou a atuar na seccional cearense, realizando encontros mensais de RH na cidade de Horizonte. De lá para cá, foi presidente do Conselho Fiscal, vice-presidente da Diretoria Executiva e, em 2011, assumiu a presidência (mandato-tampão). Nas últimas eleições, foi eleito por unanimidade. Simultaneamente ao trabalho realizado na associação, Cunha é coordenador regional de Fortaleza do Sine/IDT (Sistema Público de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) e professor do Senac-CE, da Universidade Vale do Acaraú e da prefeitura de Horizonte.

ABRH-DF

Depois de presidir a ABRH-DF de 2010 a 2012, no final do ano passado, Hélio Vasconcelos foi reeleito para, neste triênio, dar continuidade à gestão. Diretor executivo da HV Engenharia, sediada em Brasília, ele ingressou na associação em 2006, como diretor Administrativo-Financeiro, cargo ocupado até 2009 e, por meio do qual, foi responsável pela área de planejamento e execução financeira, orçamentária e administrativa. 

ABRH-ES

Após exercer a vice-presidência de Associatividade da seccional capixaba por três anos, Danielle Quintanilha Merhi foi eleita presidente. Diretora executiva da Humaniso Consultoria e Serviços, ela começou a atuar na associação em 1998, como diretora técnica. Também coordenou o CEARH – Congresso Estadual de Administração de Recursos Humanos, principal evento da ABRH-ES, em 2004, 2005, 2006 e 2009. De 2007 a 2010, foi responsável pela Missão Técnica, programa de visitas a empresas que se destacam em gestão de pessoas.

ABRH-GO

Dilze Percílio é mais uma presidente reeleita para o triênio 2013-2015. Diretora e consultora em carreira da Apoio Consultoria de Negócios, ela participa da associação goiana desde 2004, quando assumiu a função de gerente de Negócios. Em 2007, ingressou na Diretoria Executiva e, três anos mais tarde, foi eleita presidente, exercendo o seu primeiro mandato.

ABRH-MA

Edilson Lira iniciou suas atividades  como voluntário da ABRH em 1993, na Paraíba. Na ABRH-MA, já foi presidente do Conselho Deliberativo por dois mandatos e, agora, reeleito presidente, terá mais três anos para fortalecer o trabalho iniciado na liderança da Diretoria Executiva em 2010. Atualmente é sócio-diretor da empresa Foco Consultancy.

ABRH-MG

Sustentabilidade e associativismo serão os pilares da segunda gestão de Cristiane de Ávila Fernandes, que, em outubro, foi reeleita presidente da seccional mineira. Além da continuidade ao seu projeto de gestão como voluntária da ABRH, Cristiane tem outro grande desafio pela frente: depois de atuar como gerente de RH no Minas Tênis Clube, a partir deste mês, ela assumiu a diretoria de RH do Grupo Ânima Educação. 

ABRH-MS

José Augusto de Araújo Silva é o novo presidente da ABRH de Mato Grosso do Sul. Sua trajetória como voluntário da entidade teve início em 2010, quando assumiu o cargo de primeiro tesoureiro da gestão liderada por Márcia Fachini. Araújo Silva possui mais de doze anos de experiência em gestão de pessoas e atualmente é gerente de RH da Sertão Comercial de Equipamentos, empresa varejista do setor da construção. 

ABRH-PA

Há oito anos associada à ABRH-PA, Cármen Mateus já foi diretora financeira da entidade e, agora, inicia o seu segundo mandato como presidente executiva, com prioridade de consolidar a marca e a imagem da instituição, além de integrar as exigências do mercado de trabalho ao conhecimento acadêmico. Consultora e diretora da empresa que leva seu nome, Cármen integrou o Conselho Consultivo da ABRH-Nacional na gestão 2010-2012, tendo sido reeleita para o período 2013-2015.

ABRH-PB

Diretora da MP Consultoria e instrutora credenciada do Sebrae-PB, Maria da Penha Silva dos Santos iniciou sua trajetória na seccional paraibana em 1992, como associada. A partir de 1994, foi conselheira da entidade. Posteriormente, em 2008 e 2009, ocupou o cargo de diretora de Educação e Desenvolvimento. Em 2010, foi eleita vice-presidente da associação, tornando-se presidente em 2011. No ano passado, foi reeleita para permanecer no cargo por mais três anos.

ABRH-PE

Gestor de Pessoas da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Ricardo Nicéas iniciou, neste mês, seu primeiro mandato como presidente da ABRH-PE. Antes disso, no período de 2004 a 2006, foi conselheiro da associação pernambucana, depois, vice-presidente do Conselho Deliberativo (2010-2011) e vice-presidente da Diretoria Executiva (2011/2012).

ABRH-PI

Em 2008, Ana Cristina Pacheco de Araújo Barros  participou da comissão de implantação da ABRH-PI, que entrou oficialmente em operação há três anos. Sócia-fundadora do Iemp – Instituto de Estudos Empresarial, ela assumiu a presidência da seccional piauiense no período de 2010 a 2012. No ano passado, foi reeleita para permanecer no cargo e prosseguir com o processo de consolidação da entidade. 

ABRH-PR

Estreante na presidência, Daviane Chemin é voluntária da seccional paranaense desde 2005. Começou como diretora de Parcerias Estratégicas, posteriormente foi diretora de Relações Institucionais e, antes de ser eleita presidente, conduziu a diretoria de Educação e Relações Acadêmicas e Institucionais. Paralelamente à vida associativa, ela é gerente corporativa de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. 

ABRH-RJ

Diretor de RH para América Latina da multinacional Turbomeca, Paulo Sardinha é o atual presidente da associação fluminense. Em seu primeiro mandato, ele sucede Fábio Ribeiro, presidente de 2010 a 2012, período em que Sardinha foi diretor de Desenvolvimento Organizacional e, posteriormente, vice-presidente. Desde 2011, ele também integra o comitê de criação do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Nacional. 

ABRH-RN

Este é o segundo mandato de Martha de Sousa, que, no ano de 2008, foi uma das fundadoras da seccional potiguar. Em 2008 e 2009, ela ocupou a vice-presidência do Conselho Deliberativo, sendo eleita presidente para o primeiro mandato de 2010 a 2012. Além de atuar como voluntária na ABRH-RN, Martha é diretora da OrientaRH Desenvolvimento Humano e Organizacional.

ABRH-RO

Gerente de Desenvolvimento Humano no Sistema Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Maria das Graças de Souza iniciou sua atuação na seccional rondoniense em 2009, como diretora de Planejamento visando a ampliar os horizontes da instituição. Agora, ela assume a presidência da Diretoria Executiva, no lugar de Márcio Bassani, que deixa o cargo após dois mandatos consecutivos. 

ABRH-RS

De 2004 a 2006, Orian Kubaski participou do Conselho Fiscal da seccional gaúcha, mesmo período em que dirigiu os grupos de estudos da entidade. Nas duas gestões seguintes, sob a liderança do então presidente Pedro Fagherazzi – que hoje está à frente do Conselho Deliberativo da ABRH-Nacional –, Kubaski integrou o Conselho Deliberativo da ABRH-RS. Foi também vice-presidente de Operações e Finanças (2007-2009) e vice-presidente da entidade (2010-2012). Além do trabalho voluntário, é gerente de Área – Núcleo de RH do Sistema Fecomércio-RS e Senac-RS.

ABRH-SC

Reeleita presidente, Luzia Fröhlich iniciou sua participação na associação catarinense em 1986, com um curso de formação em Recursos Humanos. Por quatro anos consecutivos, foi coordenadora do comitê de criação do CONCARH – Congresso Catarinense de Recursos Humanos. Antes de presidir a ABRH-SC, ela liderou a regional da entidade em Itajaí. Além de atuar na associação, é sócia-proprietária da empresa RH Litoral. 

ABRH-SE

Noêmia Margarida Alves Lucas inicia neste mês o seu primeiro mandato na entidade sergipana. Gerente de Recursos Humanos da Pisolar Comércio de Tintas, ela ingressou na ABRH-SE como associada há mais de dez anos e, na última gestão, liderada por Igor Coelho, foi presidente do Conselho Deliberativo da entidade. 

ABRH-SP

Vice-presidente na gestão 2010-2012, quando também ocupou a vice-presidência de Conhecimento e Aprendizagem, Almiro dos Reis Neto assumiu a presidência da seccional paulista. Antes disso, atuou no Conselho Deliberativo, onde foi conselheiro, vice-presidente e presidente. Em sua trajetória como voluntário, teve participação ativa no alinhamento da entidade com a ABRH-Nacional. Em 2006, integrou o comitê de criação do CONARH. Paralelamente, preside a Franquality ConsultoriaemRH.

Fonte: O Estado de São Paulo

Autor: Thais Gebrim

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!