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Trabalho híbrido ou em home office muda a rotina dos profissionais e favorece o acompanhamento dos filhos na escola

A possibilidade de executar tarefas em home office ou de forma híbrida é realidade em um grande número de corporações brasileiras. Estas modalidades de trabalho têm impactado não apenas na organização laboral, mas também no dia a dia dos colaboradores. Com ajustes nas jornadas para a execução das demandas, os profissionais também se veem com mais possibilidades de ordenar a vida pessoal. Nesta conciliação de horários e afazeres, definir o período de dedicação profissional e o de acompanhar as atividades dos filhos na escola ganha ainda mais relevância para os pais que trabalham.

 

“Este ano, após o período mais crítico da pandemia, o retorno ao escritório foi conturbado e havia muita incerteza sobre o novo modelo de trabalho de cada empresa”, observa Soraya Bahde, diretora consultiva da ABRH-SP. “Em 2023, começamos o ano com uma situação mais definida e regras já divulgadas. Desta forma, torna-se mais fácil escolher o horário das aulas dos filhos, considerando as demandas de trabalho”, diz.

 

O modelo híbrido, na avaliação de Soraya, proporciona algumas facilidades na rotina do trabalhador. A primeira delas é o aproveitamento do tempo. “Nesta modalidade, o profissional consegue planejar o dia de maneira mais eficiente e melhorar a produtividade, com tempo para levar e buscar os filhos na escola e, eventualmente, acompanhá-los em alguma atividade”, diz.

 

Para a diretora consultiva da ABRH-SP, quando ambos os pais têm empregos que permitem o trabalho híbrido, a divisão de tarefas na rotina escolar dos filhos é benéfica, justamente por evitar a sobrecarga de responsabilidades.

 

A possibilidade de participar de reuniões virtuais no trabalho acaba por permitir um acompanhamento mais próximo das necessidades das crianças. “Na situação em que os filhos estejam doentes e não possam ir à escola, os pais que realizam trabalho híbrido têm a chance de estar mais próximos neste momento que demanda cuidados”, afirma Soraya Bahde.

 

Sob a perspectiva das instituições de ensino, as formas de trabalho dos pais influenciam a definição dos períodos, sejam eles integrais e semi-integrais, dos horários de início e término das aulas. Exercendo atividades de forma remota ou híbrida, os pais também têm maior chance de acompanhar mais efetivamente o desenvolvimento educacional dos filhos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (05 de Dezembro de 2022)

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