Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como auxiliar líderes na Gestão de Pessoas e Equipes Excelentes

O cenário esportivo oferece a todos nós muito mais que fortes emoções. Essa paixão proporciona lições valiosas quando passamos de meros torcedores a aprendizes atentos sobre questões como: liderança, coesão de equipe, competição, cooperação, disciplina, coragem, superação e também sobre como as emoções afetem o desempenho, a busca incessante por resultados e a excelência do corpo, da mente e da alma. 

Líderes Esportivos iniciam sua trajetória como atletas e chegam à função de liderança, muitas vezes, sem a formação complementar necessária nesse processo de transição. Olhando o contexto organizacional, essa também parece ser uma realidade vivida por líderes empresariais. Segundo pesquisa da Você SA em 2013, dos 4.400 executivos brasileiros entrevistados, apenas 14,5% foram promovidos com a orientação necessária à nova função. 

Peter Senge, do MIT – Massachusets Institute of Tecnology, propõe o modelo de aprendizado continuado “Learning Organization” como uma forma de contribuir para o desenvolvimento de competências.

 

Líderes de Alta Performance 

Liderar é… Olhar o futuro, enxergar possibilidades, inspirar pessoas, e construir uma nova realidade a partir do melhor de cada um. O processo de seleção avaliação, desenvolvimento, promoção e retenção de pessoas deve se sustentar em quatro grupos de competências:

 

Equipes de Alta Performance 

Equipes são pessoas conscientes de que só atingirão os objetivos com a participação de todos, mesmo daqueles que parecerem menos importantes, porque equipes são formadas por habilidades complementares através de esforço coordenado que permite a cada membro maximizar seus pontos fortes e minimizar suas fraquezas.

Não há pessoas de menor valor, mas, sim, com funções e atribuições diferentes.

 

Método Coaching de Excelência 

Coaching nos ajuda a descobrir sonhos, entender  nossas forças e energias, proporciona novas compreensões, causa um grande impacto sobre os outros e nos guia nos passos da aprendizagem e melhoria contínua. É um método poderoso para desenvolver a inteligência emocional e, portanto, cultivar a excelência. 

O exercício de liderança e gestão, portanto, pode ser considerado o diferencial competitivo na busca incessante por resultados e melhoria, dentro e fora das arenas esportivas.

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 04 de maio

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!