Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Do Outro Lado da Mesma Empresa

Para ampliar a discussão sobre cultura em empresas que têm pé em mais de um país, resolvi compartilhar algumas questões que surgiram ao longo da minha experiência. A provocação inicial é: o quanto replicar um modelo de vendas, por exemplo, é efetivo?

 

Sim, vamos falar aqui de vendas, que é o contato direto com o consumidor. Ou seja, com a cultura local. Estamos falando aqui de B2B, mas se aplica perfeitamente a B2C. Num cenário como o do Brasil, de economia criativa, comportamentos minimamente peculiares (não estou me limitando às práticas flagradas na Lava-Jato), como colocar o portfólio debaixo do braço e bater de porta em porta? A versão moderna do caixeiro viajante, ainda muito usada pela acomodada economia europeia, funciona no nosso território continental? Quem tem que dizer é a matriz ou a equipe local? Sua empresa se detém para ouvir esse time e suas sugestões?

Acredito que a estratégia da equipe de vendas fala muito sobre a cultura. Mas essa cultura só sobrevive em diferentes línguas se soubermos interpretar os diferentes costumes, de diferentes países, de nichos de empresas nesses países, de hábitos e gerações pode quebrar a rigidez e realmente construir uma base de relacionamento e, quando falo relacionamento, quero dizer: clientes sólidos. O quanto sua companhia está pronta para aplicar esse exercício diariamente?

 Folha de Alphaville – 05/07/2015

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!