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Engajamento é a palavra de ordem

Ter os colaboradores comprometidos de fato sempre foi o sonho das organizações. Porém, mais recentemente, ir além do comprometimento tornou-se o novo lema das organizações.  A diretora da ABRH-SP Campinas, Elizabeth Rodrigues, e o diretor de Comunicação, Gilberto Sobrinho, falaram sobre o assunto especialmente para a página Gestão de Pessoas.

Para Elizabeth os resultados do engajamento são fundamentais. “Colaboradores engajados estão dispostos a colocar o melhor de si todos os dias, por isso, produzem mais e melhor”, afirma. Sobrinho afirma que as empresas vêm buscando, de fato, não só colaboradores que façam bem feito o seu trabalho no dia a dia. “É preciso ser um embaixador da marca e da cultura da organização, falar bem da empresa, recomendá-la para seus amigos como se o local fosse uma verdadeira família”, diz.

Gestão de Pessoas – Porque colaboradores com alto nível de engajamento são cada vez mais importantes nas organizações?

Gilberto – Não há melhor garoto propaganda do que quem de fato se identifica e está verdadeiramente engajado com a empresa, em uma ligação que vai muito além dos produtos e serviços, passando pela identificação com a cultura da empresa e alinhamento com os seus valores.

Elizabeth – Já é senso comum que são as pessoas que fazem a diferença nas organizações. Colaboradores engajados produzem melhores resultados, atuam de forma proativa na busca de melhoria contínua e eficiência, criam inovações e tornam a empresa mais sustentável e competitiva.

GP – O que de fato cria engajamento?

Gilberto – Não há uma fórmula mágica ou um padrão para isso, pois cada empresa tem suas características, seu DNA, seu conjunto de crenças e valores. Mas, a forma como cada organização cria um ambiente favorável aos seus colaboradores influencia muito. Acredito que o papel da empresa é identificar as expectativas de seus colaboradores e criar um clima organizacional alinhado com elas, o que também ajuda na definição de práticas e políticas de recursos humanos e desenvolvimento.

Elizabeth – O verdadeiro engajamento realmente se cria quando os colaboradores se identificam com o propósito da organização, quando empresa e colaboradores compartilham a mesma causa. Sentir-se integrante de uma relação de trabalho justa, onde as duas partes ganham, é fator essencial para engajamento. Programas de reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, ambiente de trabalho adequado, comunicação clara e transparente são iniciativas corporativas que potencializam o nível de engajamento dos colaboradores.

GP – Qual o papel da liderança no nível de engajamento dos colaboradores?

Gilberto – Para cada colaborador, a primeira referência da organização é sempre dada pelo superior imediato. Ele é, de fato, a organização no dia a dia. Como ele está mais próximo de cada um de seus colaboradores, deve ficar atento às necessidades de cada um, aos temas mais relevantes, o que alavanca ou atrapalha a performance das pessoas em suas atividades e o que de fato gera engajamento.

Elizabeth – Sempre acreditei que é a liderança quem representa os valores e práticas da organização perante seu time. E cabe a liderança, sim, a responsabilidade de criar um ambiente que promova o engajamento. Ela é o elo entre empresa e colaborador. É a liderança quem transforma em verdade o propósito e os valores que a empresa comunica.

GP – Qual é a importância da comunicação no processo de engajamento?

Gilberto – Quanto maior for a abertura e transparência da liderança e da empresa em relação aos negócios, mercado, resultados e expectativas em relação a performance individual e coletiva dos colaboradores, maior será o nível de engajamento entre as pessoas.

Elizabeth – A comunicação é fundamental para gerar engajamento. Não compramos o que não conhecemos ou acreditamos. Da mesma forma, a comunicação é essencial para conectar o colaborador com o propósito da empresa, com as expectativas sobre ele, com a situação do negócio, seja através da liderança direta ou outros canais mais formais de comunicação.

Gilberto – Se considerarmos que engajamento tem a ver com o quanto a pessoa valoriza e fala bem a respeito de onde trabalha, com orgulho e paixão, e o quanto ela recomenda a empresa como um ótimo lugar para se trabalhar, ela será um grande canalizador da imagem da marca e da empresa e isso é um ativo inestimável, e o melhor de tudo é que custa muito pouco.

 

Exclusiva para associados da ABRH-SP, uma visita às instalações da Elektro, empresa que se distingue pelas boas práticas de gestão de pessoas e coleciona premiações, foi realizada na tarde de 6 de outubro e teve a participação de 40 convidados entre executivos de Recursos Humanos de empresas da região e diretores das Regionais da Associação.

 

Fonte: Correio Popular – 25/10/2015

 

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