Minha história no RH – Vilson Fernando da Mata Junior
Vilson Fernando da Mata Junior
Diretor de Recursos Humanos da
General Electric
A minha história em RH começou aos sete anos de idade, quando fui abandonado pelo pai sendo o mais velho de quatro irmãos.
Nesse exato momento vi e aprendi com minha mãe como era gerenciar os recursos humanos dentro de uma família. Pode-se dizer que seria um desafio bem interessante até para os mais talentosos presidentes de empresa. Hoje tenho 30 anos de trabalho sendo 22 deles em Recursos Humanos. Tive passagens pela Kellogg´s, Lucent, Yazaki Co., Johnson & Johnson e General Electric. Conheci todas as funções e subsistemas de RH, vários tipos de indústria e segmentos de mercado, além de profissionais no mundo todo. Sou administrador de empresas pela FMU, e obtive especialização em RH e MBA em Gerenciamento de Projetos, ambas pela FGV, o que me trouxe a possibilidade de conhecer a linguagem de profissionais de engenharia, economistas e poder “vender” melhor os projetos de Recursos Humanos. Aos 30 anos, participei de um curso de imersão na língua inglesa e creio que, se não fosse por isso, a minha trajetória profissional teria sido outra.
Gandhi uma vez disse: “Suponho que em um momento a liderança significava músculos, mas hoje significa relacionar-se bem com as pessoas”. Creio nessa afirmação e que o relacionamento é fundamental nos dias de hoje e para o futuro. Um pequeno conselho: Foquem em construir relacionamentos perpétuos, pratiquem a confiança e o companheirismo, não façam acepção de pessoas, até porque as pessoas mais “complicadas e cricas“ são as que mais nos ensinam. Estabeleçam alianças, criem parcerias, irradiem sinceridade e paixão por aquilo que fazem e celebrem sempre, e o mais importante: Façam tudo isso iniciando em sua casa, com sua família! Está aí a melhor escola que já cursei e continuo cursando.
{module compartilhar}