Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Os desafios das mudanças no ambiente de trabalho

O mundo passa por grandes transformações e com o trabalho não é diferente. Cada vez é maior o desafio entre organizações e profissionais que são impulsionados por inovações tecnológicas, indústria 4.0, mudanças demográficas, múltiplas gerações.

Há uma grande transformação estrutural acontecendo e isso afetará diretamente o trabalho e a carreira, deixando para trás o caminho tradicional de como fazer as coisas acontecerem. O desafio agora é maior, como acompanhar às novas exigências no mercado de trabalho?

A profissão que era escolhida anteriormente não é mais suficiente, é preciso ir além dos requisitos técnicos exigidos, é necessário desenvolver outras competências e comportamentos para complementar o perfil profissional.

Na visão de empreendedores é preciso saber antecipar oportunidades, e isso vai além da intuição, é preciso compreender o cenário, entender onde estão as ameaças e as oportunidades. Com o profissional não é diferente. É importante entender onde os desafios estão para se preparar e saber lidar com eles.

Apesar das mudanças tecnológicas e a velocidade com que tudo acontece, o impacto é no ser humano. Portanto, aceitar as mudanças e saber adaptar-se a ela é o princípio de tudo. É necessário investir no autoconhecimento, assim terá a direção que precisa, como estratégia de crescimento real.

O desenvolvimento pode ser o caminho, ampliando a capacidade de compreensão sobre o que acontece no mundo. Além da formação tradicional, é preciso participar de palestras, grupos de estudos, cursos, além do conhecimento, reforçará também o networking, afinal somos movidos pelos relacionamentos. Outras opções são cursos online, à distância, muitos destes que são oferecidos a custo acessível ou até mesmo sem custo.

Fortalecer o perfil profissional coloca cada vez mais próximo da realidade a ser trilhada. Importante também considerar característica como flexibilidade e resiliência, fundamentais para lidar com as novas formas de trabalho que estão por vir. Um profissional competente é aquele que tem o talento desenvolvido, por isso, treine, se desenvolva constantemente, assim você mudará seu patamar e enfrentará com muito mais energia as mudanças no ambiente de trabalho.

Não há uma sequencia lógica para todas as mudanças quando se trata de desenvolvimento.  As descobertas, ou insights, vão lhe guiando e ampliando seu olhar para a própria vida. Esse é o fio condutor e sistêmico. Cada investimento feito em si mesmo é um novo passo, cada decisão um novo recomeço, assim as mudanças poderão acontecer de modo mais leve, tirando sempre aprendizado de tudo que acontecer.

No mundo atual cada vez mais transparente, de constante mudança, tudo estará conectado e relacionado. Não há mais conexão com o que estávamos acostumados antes. É quase um desaprender para aprender de novo.

Por isso reconhecer as forças, ter paixão pelo que faz, poderá tornar o futuro mais adaptável e promissor.


Simone Filippo, Diretora de Grupo de Estudos ABRH-SP Regional vale do Paraíba, Consultora de RH e Coaching de Carreira.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?